Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
CAA/RS Previne
Categorias
APRESENTAÇÃO


Nos últimos 50 anos, a população brasileira mudou seu perfil. Dados das Organizações das Nações Unidas (ONU) no Brasil, afirmam que o índice de natalidade diminuiu enquanto o da população idosa mais do que duplicou, passando dos 2,4% nos anos 50 para 5,4% nos anos 2000. Conforme projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS), os índices apontam que a população brasileira idosa, em 2050, passará a responder por 17,3% do contingente nacional.

Um dado alarmante para as próximas décadas e que merece atenção, é de que a população mundial com mais de 60 anos vai passar dos atuais 841 milhões para 2 bilhões até 2050, tornando as doenças crônicas e o bem-estar da terceira idade novos desafios de saúde pública global.

Diante deste quadro, é necessário preparar a população para viver mais e melhor, com disposição e saúde. Esta preparação inicia na infância e continua durante toda a vida, até chegar à terceira idade. E como fazer isto? Através da PREVENÇÃO. Prevenir tem o significado de preparar, chegar antes, impedir que se realize e neste sentido, as ações como medidas preventivas são definidas como intervenções orientadas a fim de evitar o surgimento da doença.

Há diferentes níveis de medidas de prevenção:

- Prevenção Primária: compreende ações destinadas ao período que antecede a ocorrência da doença. Alguns exemplos destas ações são o saneamento básico, a vacinação e o controle de vetores transmissores de doenças.

- Prevenção Secundária: incorpora medidas que visam impedir a evolução de doenças já existentes, e em consequência suas complicações. Exames periódicos e auto-exame de mamas são exemplos de prevenção secundária.

- Prevenção Terciária: esse último nível engloba ações voltadas à reabilitação do indivíduo após a cura, ou controle da doença, a fim de reajustá-lo a uma nova condição de vida. Fazem parte dessas medidas a fisioterapia, fisiatria, terapia ocupacional e a colocação de próteses. Lida com a recuperação funcional de sequelas, que muitas vezes são irreversíveis.

A prevenção em saúde é uma tendência mundial, tanto em saúde pública quanto em saúde privada. Acompanhando este movimento, a Caixa de Assistência dos Advogados do RS cria o portal CAA/RS Previne - um projeto para informar, orientar e compartilhar dicas de prevenção para cuidar e acompanhar a saúde dos advogados e seus familiares.   

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2020 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize