Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
CAA/RS Previne
Categorias

15.05.17   |  Links úteis

Você está pronto para ter uma vida mais saudável?


Se você fuma, ou tem um fumante em sua família, a CAA/RS tem um recado para você

Ansiedade. Timidez. Estresse. Hábito. São vários os motivos identificados pelos próprios fumantes para explicar o consumo de cigarros. Assim como a temporária sensação de relaxamento e prazer, eles também conhecem os malefícios do tabagismo para a sua saúde. A decisão de parar, no entanto, muitas vezes não é tão fácil.

A boa notícia é que é cada vez mais pessoas estão conseguindo viver – e muito bem – sem o cigarro. Conforme o Vigitel 2015 (sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico, do Ministério da Saúde), houve redução de 33,8% no número de fumantes adultos nos últimos dez anos. Nas capitais, 10,4% da população brasileira ainda mantêm o hábito, mas em 2006 esse percentual era de 15,7%. Os homens continuam sendo os que mais fumam (12,8%), já as mulheres que consomem cigarros são 8,3% dentro do total da população feminina das capitais. Há 10 anos, esse número era de 20,3% entre os homens, e 12,8% do público feminino.

Este índice, no entanto, ainda está longe do ideal. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as doenças geradas pelo tabagismo são responsáveis por aproximadamente 200 mil mortes por ano no Brasil. No mundo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são seis milhões de óbitos anuais. Porto Alegre tem o maior contingente de fumantes adultos no Brasil, tanto entre os homens (16,7%), quanto entre as mulheres (13,4%).

Vamos tentar?

Anualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza campanha no Dia Mundial Sem Tabaco, em 31 de maio. Em 2017, o tema será “Tabagismo: uma ameaça para o desenvolvimento”, e visa alertar sobre o perigo que o tabaco representa nas áreas da saúde, economia e meio ambiente; além de mostrar a maneira como este hábito interfere no desenvolvimento sustentável dos países.

Você deve estar se perguntando: mas o que a Caixa dos Advogados tem com isso? Pensando principalmente no bem-estar dos colegas e de seus familiares, a CAA/RS, por meio do projeto Previne, pretende implantar uma ação diferente, de incentivo e apoio aos que tem interesse em parar de fumar. Como se fosse uma viagem, com tudo bem planejado. Se você acredita que este é o seu momento, e quer tentar tirar de vez o cigarro de sua vida (seja você o fumante, ou um familiar muito próximo), CLIQUE AQUI e preencha este questionário. Ele é totalmente anônimo e, além de nos ajudar a criar a melhor ferramenta possível para atender o seu desejo, você ainda vai concorrer ao sorteio de prêmios especiais: duas diárias no hotel Varanda das Bromélias, em Gramado, e uma cesta de produtos Panvel. Após o preenchimento (que leva apenas dois minutos), os 500 primeiros participantes da pesquisa vão receber em sua tela um código numérico. Imprima-o ou faça um print da tela, e guarde com você. Com este número, você concorrerá ao sorteio destes presentes. Participe! 

Texto: Danielle Settin | Jornalista MTB 9300

Publicações Relacionadas
SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2020 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize