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20.03.20   |  Saúde Mental

COVID-19 | Atenção aos nossos idosos


O isolamento social, recomendado para coibir a transmissão de COVID-19, pode acarretar implicações psicológicas nocivas, sobretudo em populações idosas. Este grupo em especial tem pouca familiaridade com dispositivos eletrônicos e, portanto, podem sofrer ainda mais com o isolamento. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu, no dia 12 de março, considerações sobre como manter a saúde mental durante o surto de COVID-19, voltadas a vários públicos. Sobre os idosos e seus cuidadores, as orientações são as seguintes: 

  1. Os idosos, especialmente isolados e com declínio cognitivo / demência, podem ficar mais ansiosos, zangados, estressados, agitados e retraídos durante o surto / em quarentena. Fornecer apoio prático e emocional por meio de redes informais (famílias) e profissionais de saúde.
  2. Compartilhe fatos simples sobre o que está acontecendo e forneça informações claras sobre como reduzir o risco de infecção em palavras que os idosos com / sem comprometimento cognitivo possam entender. Repita as informações sempre que necessário. As instruções precisam ser comunicadas de maneira clara, concisa, respeitosa e paciente. Também pode ser útil que as informações sejam exibidas por escrito ou em imagens. Envolver a família e outras redes de apoio no fornecimento de informações e na ajuda a praticar medidas de prevenção (por exemplo, lavagem das mãos etc.).
  3. Se você tem uma condição de saúde subjacente, certifique-se de ter acesso a qualquer medicamento que esteja usando no momento. Ative seus contatos sociais para fornecer assistência, se necessário.
  4. Esteja preparado e saiba com antecedência onde e como obter ajuda prática, se necessário, como ligar para um táxi, entregar comida e solicitar atendimento médico. Certifique-se de ter até 2 semanas de todos os seus medicamentos regulares que possa exigir.
  5. Aprenda exercícios físicos diários simples para realizar em casa, em quarentena ou isolamento, para manter a mobilidade e reduzir o tédio.
  6. Mantenha rotinas e horários regulares o máximo possível ou ajude a criar novos em um novo ambiente, incluindo exercícios regulares, limpeza, tarefas diárias, canto, pintura ou outras atividades. Mantenha contato regular com os entes queridos (por exemplo, por telefone ou outros acessos).
  7. Prepare um pacote de segurança pessoal. O pacote pode incluir um resumo de informações pessoais básicas, contatos disponíveis, informações médicas, medicamentos regulares por duas semanas, lanches preferíveis armazenáveis, uma garrafa de água e algumas roupas pessoais.
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