Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
CAA/RS Previne
Categorias

14.12.18   |  Acupuntura

Dor de cabeça: saiba quais as causas e como tratar esse incômodo com acupuntura

Fabre Aurelio Cramer

Priscila Rodrigues (Imprensa CAA/RS)



A dor de cabeça foi um dos principais temas de interesse mais citados pelas advogadas e advogados do Rio Grande do Sul, durante o mapeamento de saúde da CAA/RS, em 2017/2018. O estudo também mostra que também foram mencionados outros assuntos que a classe sobre psicologia, alimentação e sobrepeso, atividades físicas, sobrecarga de trabalho entre outros. O portal CAA/RS Previne conversou com o fisioterapeuta especialista em acupuntura da entidade, Fabre Aurélio Cramer, que explicou as diferenças, causas e tratamentos para três tipos de dores de cabeça mais frequentes entre as pessoas e que podem ser tratadas com a técnica milenar chinesa.

Em muitos casos é possível contar com tratamentos eficazes e possibilidades de cura. Segundo Fabre, na acupuntura da medicina tradicional chinesa existem características bem próprias das dores de cabeça: a primeira delas é dor tensional, localizada na nuca. Com sintomas em geral causados pelo estresse do dia-a-dia, tensões, alimentação desregrada, maus hábitos e sedentarismo.

A segunda é dor frontal, na parte da frente da cabeça (testa), e que acomete em grande escala o gênero feminino, pois estão diretamente relacionadas ao estômago. O sistema digestivo das mulheres é mais lento que o dos homens, por isso são elas que mais sofrem com esse tipo de incômodo e/ou patologia. Outros sintomas desagradáveis bem conhecidos são: ingestão de alimentos gordurosos e de difícil digestão; muito tempo sem ingerir algo, o que configura inclusive, uma dieta sem orientação correta.

A terceira dor está localizada nas têmporas, partes laterais da cabeça. Chamada de dor temporal é relacionada ao fígado e ao baço, ou seja, exige um excesso de energia dos órgãos. Isso não significa que haja um problema físico, porém pode ser oriundo de uma carga excessiva de trabalho do órgão. Além disso, o uso de medicamentos e ingestão demasiada de álcool no organismo; maus hábitos alimentares e orgânicos; muita luminosidade nos ambientes de trabalho ou em casa pode refletir em incômodo nos olhos (visão).

Nos três tipos de dores, a acupuntura pode resolver a causa e tirar os sintomas. “Claro que não será em uma única sessão, mas sim, com um tratamento adequado, conforme cada caso, podendo ser a longo prazo, em torno de 2 a 3 meses”, disse o especialista.  Ele destaca que atualmente alguns pacientes fazem apenas o acompanhamento. “Já tive pacientes com enxaquecas crônicas e que após o tratamento, hoje fazem só a manutenção para algum desconforto pontual”, frisa.


O que é acupuntura e como ela age?
A acupuntura é uma prática milenar oriunda da medicina tradicional chinesa, que trata da causa da dor, por meio de tratamentos ou terapias alternativas para regulação interna do campo energético e físico. A especialidade baseada em estímulos adequados nos pontos e meridianos localizados no corpo inteiro para aliviar as tensões e dores no corpo está disponível para advogados e dependentes da CAA/RS na sede do Centro de Saúde (Washington Luiz, 1110, 4º andar, Porto Alegre/RS), mediante agendamento.


Horários
Atendimentos mediante agendamento por telefone (51) 3287.7458 nas segundas, quartas e sextas, das 13h às 19h, e terças e quintas, das 8h30min às 14h30min. O valor da consulta custa R$ 40, a sessão.

 

 

Texto: Priscila Rodrigues - MTB 16153

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

Fabre Aurelio Cramer

Fisioterapeuta com especialização em acupuntura 

Publicações Relacionadas
SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2020 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize