Dados da OMS mostra a depressão como uma das principais doenças psíquicas no mundo
No último dia 10 foi celebrado o Dia Internacional da Saúde Mental. O marco da data e a divulgação de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a depressão, como uma das principais doenças psíquicas no mundo mostra novos alertas relacionados à doença. O portal Previne da Caixa dos Advogados do Rio Grande do Sul, traz dados informativos sobre o tema para você se manter inteirado. Fique atento aos sinais, procure ajuda médica e cuide da sua saúde mental.
De acordo com dados da OMS, o número de casos de casos de depressão teve um aumento de18% em dez anos. Segundo a organização de saúde em entrevista publicada pelo site UOL, até 2020, será a doença mais incapacitante do planeta. Outro importante alerta é de que quadros depressivos são as principais causas de suicídio no mundo. Na América Latina, o Brasil possui cerca de 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas, com a doença.
Afinal, o que é a depressão?
Segundo a OMS, a depressão é o resultado de uma complexa interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Pessoas que passaram por eventos adversos durante a vida (desemprego, luto, trauma psicológico) são mais propensas a desenvolver depressão. A depressão pode, por sua vez, levar a mais estresse e disfunção e piorar a situação de vida da pessoa afetada e o transtorno em si.
Procure ajuda
A CAA/RS oferece consultas e tratamento psicoterapêutico através das especialidades médicas de psicologia e psiquiatria. O serviço fortalece o atendimento integrado de ambas com avaliações e acompanhamento profissional para a saúde e bem-estar biológico, psíquico e social dos pacientes. Para agendamento de horários entre em contato pelo telefone (51) 3287-7458.
Em Porto Alegre
- Centro de Saúde Sede CAA/RS - OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1110 - 4º andar, Centro);
- Centro de Saúde (Rua dos Andradas, 1261 - 12º andar, Centro)
- Unidade Trend (Rua Manoelito de Ornelas, nº 55, 8º andar, em frente ao Foro Cível da Capital).
Fontes: OMS e UOL