Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
CAA/RS Previne
Categorias

03.10.18   |  Saúde da Mulher

Outubro Rosa: Proteja-se, faça o autoexame das mamas


Campanha de prevenção ao câncer de mama ganha destaque no mês de outubro e faz alerta sobre a saúde das mulheres

 

Campanha de prevenção ao câncer de mama ganha destaque no mês de outubro. O alerta é oriundo do movimento mundial de combate à doença, que reforça os cuidados e recomenda a realização do autoexame e da mamografia. Conforme, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) esse tipo de câncer é o segundo mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste—perdendo posição apenas para o câncer de pele não melanoma—além disso, responde por cerca de 28% dos casos novos anuais no Brasil.

 

A campanha, bem como as informações a respeito do tema, tem o objetivo mobilizar a população feminina e promover uma maior consciência em relação à saúde das mamas, prevenção, diagnóstico precoce, tratamentos e consequentemente a redução de casos e vítimas. Mulheres com alterações suspeitas, a recomendação é buscar ajuda médica imediatamente.

 

Fatores de risco e proteção

Embora haja influência dos fatores genético-hereditários — que correspondem de 5 a 10% dos casos— também há comportamentos considerados protetores e que contribuem para a prevenção. Dentre eles, o controle de peso e a prática regular de atividades físicas e está ligado ao controle dos fatores de risco e bons hábitos. Segundo o INCA, por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. A faixa etária com maior incidência é em mulheres acima dos 45 anos. Os homens também são acometidos pela doença, porém de forma mais rara, representando 1% do total de ocorrências.

 

Fontes: INCA e Agência Brasil

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_controle_cancer_mama/prevencao

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_controle_cancer_mama/fatores_risco

http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-10/cidades-se-iluminam-de-rosa-para-lembrar-combate-ao-cancer-de-mama

 

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2019 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize