Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
CAA/RS Previne
Categorias

03.10.18   |  Saúde da Mulher

Outubro Rosa: Proteja-se, faça o autoexame das mamas


Campanha de prevenção ao câncer de mama ganha destaque no mês de outubro e faz alerta sobre a saúde das mulheres

 

Campanha de prevenção ao câncer de mama ganha destaque no mês de outubro. O alerta é oriundo do movimento mundial de combate à doença, que reforça os cuidados e recomenda a realização do autoexame e da mamografia. Conforme, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) esse tipo de câncer é o segundo mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste—perdendo posição apenas para o câncer de pele não melanoma—além disso, responde por cerca de 28% dos casos novos anuais no Brasil.

 

A campanha, bem como as informações a respeito do tema, tem o objetivo mobilizar a população feminina e promover uma maior consciência em relação à saúde das mamas, prevenção, diagnóstico precoce, tratamentos e consequentemente a redução de casos e vítimas. Mulheres com alterações suspeitas, a recomendação é buscar ajuda médica imediatamente.

 

Fatores de risco e proteção

Embora haja influência dos fatores genético-hereditários — que correspondem de 5 a 10% dos casos— também há comportamentos considerados protetores e que contribuem para a prevenção. Dentre eles, o controle de peso e a prática regular de atividades físicas e está ligado ao controle dos fatores de risco e bons hábitos. Segundo o INCA, por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. A faixa etária com maior incidência é em mulheres acima dos 45 anos. Os homens também são acometidos pela doença, porém de forma mais rara, representando 1% do total de ocorrências.

 

Fontes: INCA e Agência Brasil

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_controle_cancer_mama/prevencao

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_controle_cancer_mama/fatores_risco

http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-10/cidades-se-iluminam-de-rosa-para-lembrar-combate-ao-cancer-de-mama

 

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2020 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize