Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
CAA/RS Previne
Categorias

24.09.18   |  Fisioterapia

Fisioterapia CAA/RS: Técnicas diversas auxiliam no tratamento de dores musculares


Tratamentos estão à disposição da advocacia. Confira e faça o agendamento

Com o objetivo de reduzir o alto índice de transtornos causados por dores musculares, a fisioterapia é o caminho procurado para a reabilitação do corpo, com procedimentos focados no alívio de contusões, lesões musculares e articulares. Além de atuar no tratamento, prevenção e diminuição de traumas nos músculos, as técnicas utilizadas podem apresentar resultados imediatos, de curto a longo prazo, em geral com avaliação positiva e melhoria na saúde do indivíduo.

dry needling ou agulhamento seco é uma técnica complementar da fisioterapia manual destinada ao alívio de dores musculares. Indicada também para recuperação de movimentos, dores articulares, cervicalgia, cefaleias, o procedimento deve ser feito direto na contratura muscular.

Não possui medicação e tem duração de 30 a 60 segundos para cada agulhada. A sessão leva em torno de 15 a 20 minutos. Apesar de ser indolor, a técnica é contra indicada para gestantes, pacientes com problemas respiratórios e problemas de pele, além de pessoas com fobia a agulhas.

“O músculo tem a capacidade de ter a elasticidade e a contratividade para fazer o movimento. O agulhamento vai ao ponto específico do músculo, ou seja, no ponto gatilho para dar o estímulo e assim diminuir a dor e desconforto — explica Chaiane Radtk Prates, fisioterapeuta da CAA/RS, responsável pela aplicação do novo procedimento. A profissional reitera a complementação aos exercícios articulares.” Hoje em dia o método ainda é pouco conhecido, mas vem sendo bem recebido pelos pacientes” frisou Chaiane.

Embora a utilização das agulhas da acupuntura seja igual ao dry-needling, as técnicas são diferentes. De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), existem diferenças: o Agulhamento Seco, por exemplo, é baseado na neurofisiologia, neuroanatomia e estudo científico moderno do sistema nervoso e musculoesquelético. Já a acupuntura apresenta nas antigas teorias, princípios, e práticas da Medicina Tradicional Chinesa – MTC. Profissional da área com experiência em tratamentos em acupuntura, o fisioterapeuta da CAA/RS, Fabre Aurélio Cramer, ressalta que a procura pelos tratamentos entre os advogados são por dores crônicas ou por relaxamento ocasionados pelas tensões do dia-a-dia. “A MTC consegue a regulação interna através dos meridianos do corpo, ou seja, regula as energias internas e melhora a qualidade de vida dos pacientes. Já a eletretroacupuntura é indicada para dor com estimulação das agulhas em determinadas dores individuais, acrescida a auriculo e ventosaterapia, que são técnicas complementares”, destacou Fabre.

 

Contato para agendamento em Porto Alegre

Centro de Saúde Sede CAA/RS - OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1110 - 4º andar, Centro), Porto Alegre. Telefone (51) 3287-7458.

 

Consulte as técnicas oferecidas em fisio e massoterapia nas Subseções do interior

OAB Pelotas

Rua Osvaldo aranha, 71 São Gonçalo. Telefone (53) 3272-2638

OAB Rio Grande

Av. Silva Paes, 266 - Sala 302. Telefone (53) 3231-2744

OAB Santo Ângelo

Av. Brasil, 1428. Telefone (55) 3312-6399

OAB Caxias do Sul - Regional da Serra

Rua Luiz Antunes, 205. Telefone (54) 3223 6135 ou (54) 3021 6713.

 OAB Bagé - Regional da Fronteira

Rua Caetano Gonçalves, 1011. Telefone (53)3242-9200

 

 Texto: Priscila Rodrigues - MTB 16153

 

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

Publicações Relacionadas
SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2020 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize