IPE Saúde | Sistema OAB/RS entrega nova opção de saúde para a advocacia
16/12/2025
Convênio possibilita que advogadas, advogados e seus familiares tenham acesso ao plano de saúde e sistema de assistência. Para mais informações e adesão entre em contato pelo (51) 3287-7400
O ano de 2025 está quase chegando ao fim, mas a OAB/RS segue trazendo novidades e apresentando excelentes oportunidades para às advogadas e advogados do Estado. A instituição assinou, na terça-feira (16), o convênio com o IPE Saúde e passará a disponibilizar aos seus profissionais e dependentes a possibilidade de adesão ao plano de saúde. Essa é mais uma luta histórica que marca o compromisso da Ordem gaúcha com o bem-estar, saúde e qualidade de vida da advocacia.
Segundo o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a concretização desse convênio atende uma demanda de muitos anos, principalmente dos colegas do interior do Rio Grande do Sul, e demonstra o reconhecimento e o respeito da entidade pelo trabalho da categoria. “Após mais de duas décadas de diálogo e de trabalho, realizamos uma entrega que vai muito além de um benefício: é cuidado com a saúde das advogadas e advogados gaúchos e suas famílias. Oferecemos mais uma opção para advocacia gaúcha contratar seu plano de saúde. Esse avanço não nasceu de um ato isolado, mas da união de esforços, da perseverança de gestões comprometidas e da confiança da classe em nossa seccional.”
Benefício se materializa após anos de luta
A oportunidade de disponibilizar à advocacia gaúcha os convênios do IPE Saúde começou a ser desenhada ainda na gestão do ex-presidente e membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia, e do ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARS), Arnaldo Guimarães. Segundo Claudio Lamachia, “em 2008, esse tema já vinha sendo debatido dentro da entidade. Foi uma construção coletiva que, após 17 anos de inúmeras tratativas, finalmente culmina neste tão esperado momento.”
Ao longo de todo esse período, a OAB/RS enfrentou com vigor inúmeros obstáculos acerca do tema. Junto ao Estado e ao IPE Saúde, a Ordem atuou nas mudanças legislativas necessárias para possibilitar o convênio.
O presidente da Ordem destaca que, desde o início da gestão em 2022, a OAB/RS atuou em dezenas de reuniões visando viabilizar instrumentos jurídicos necessários para efetivar o convênio com o IPE. “Foram muitas horas de trabalho para superar entraves jurídicos e burocracia que impediam a formalização. Durante todo o período, conseguimos reduzir significativamente os valores da tabela proposta, pois era compromisso da nossa gestão entregar uma alternativa compatível com a prática do mercado de saúde”.
16/12/2025