Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

23.04.21   |   Geral

CAA/RS é indicada ao Prêmio Dr. Pinotti

2021 4 23 Premio dr Pinotti SITE.jpg

Uma honra para o presidente da Caixa de Assistência, Pedro Alfonsin, e para toda a CAA/RS ser uma das indicadas ao Prêmio “Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher”, concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e não governamentais, cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de Saúde da Mulher.

Os agraciados são escolhidos por um Conselho Deliberativo formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder. A escolha se dá por voto direto. Os cinco indicados mais votados (maioria simples) serão os agraciados do ano.

Cada deputado (a) ou senador (a) pode indicar até uma entidade. A CAA/RS foi indicada pelo Dep. gaúcho Jerônimo Goergen (PP-RS). A entidade concorre pelas diversas ações que promove em prol da mulher, aqui elencadas:

Auxílios

A CAA/RS orgulha-se dos seus auxílios, pois sabe que estes benefícios vêm em boa hora, seja para o momento do nascimento de um filho ou em momento de apreensão da mulher. A Caixa de Assistência gaúcha oferece dez tipos de Auxílios à advocacia: Especial, Cirúrgico-hospitalar, Funeral, Natalidade, Maternidade, Solidário, Oncológico, Inclusão, Proteção e Superação. Todos podem ser acessados no site da CAA/RS: www.caars.org.br.

 

Merecem destaque aqueles direcionados as mulheres advogadas:

 

O Auxílio Maternidade é voltado as colegas advogadas ou estagiárias com inscrição principal na OAB/RS, que estejam em situação de carência econômica e impossibilitadas de exercer a profissão em decorrência do nascimento ou adoção de filho (a), independentemente do número de nascidos. Conforme o setor de Benefícios da Caixa de Assistência gaúcha, de junho de 2020 (mês que o benefício foi lançado) a março de 2021 foram solicitados 43 pedidos e todos que se enquadraram nos requisitos receberam o benefício. O valor é de até três parcelas de um salário mínimo e o prazo é de até seis meses a partir do fato que gerou a solicitação do pedido, ou seja, o nascimento ou adoção da criança.

A CAA/RS ainda dispõe do Auxílio Natalidade, voltado aos advogados e advogadas ou estagiários e estagiárias com inscrição principal na OAB/RS, em razão do nascimento de filho, gravidez não levada a termo ou adoção, limitada a um dos membros da família, se mais de um for inscrito nos quadros da OAB. Conforme o setor de Benefícios, até março de 2021, foram realizados 494 pedidos por advogadas. O valor aportado é equivalente a anuidade paga do ano do nascimento, adoção ou gravidez não levada a termo.

E ainda, um outro auxílio, que no fundo o desejo é que não precisasse existir, mas ainda se faz necessário na atualidade: o Auxílio Proteção, voltado para advogadas e estagiárias, com inscrição principal na OAB/RS, vítimas de violência doméstica, cessando a coabitação. Conforme o Setor de Benefícios, de junho de 2020 a março de 2021 foram realizados 9 pedidos. O valor do benefício é de até três parcelas de um salário mínimo vigente. No mês da Mulher promovido pela CAA/RS em 2021, o benefício foi ampliado, passando a oferecer, também, 10 consultas psicológicas gratuitas através da plataforma Psicologia Viva.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Cláudia Sobreiro, os benefícios voltados à mulher merecem destaque especial. “O Prêmio Dr. Pinotti para a Caixa de Assistência dos Advogados da OAB do Rio Grande do Sul é justíssimo e merecido. As gestões da CAA e da OAB voltaram ainda mais o foco no interior, além de terem criado, nesta gestão, benefícios para a mulher advogada, especialmente, àquelas vítimas de violência doméstica (Proteção) e àquelas que passam por dificuldade econômica impossibilitadas de exercer a profissão devido o nascimento ou adoção de filho (Maternidade). Além destes novos, ainda vale menção o Auxílio Natalidade, que chega em boa hora ajudando nas despesas devido nascimento, adoção ou gravidez não levada à termo”, destaca Cláudia.

Acesse todos os benefícios em www.caars.org.br.

 

Saúde Física

Na área de saúde, a CAA/RS, através de seu Centro de Saúde, oferece as advogadas, estagiárias e dependentes as especialidades de ginecologia e obstetrícia, para que mantenham periodicidade em seus exames preventivos e para o acompanhamento pré-natal.

Não se pode deixar de lembrar do Outubro Rosa-Previne Rosa, campanha anual da CAA/RS que dispõe para a advocacia mamografias na capital e, também, no interior gaúcho. No último ano, devido à pandemia, as Subseções abraçaram a ideia e fecharam parceria com clínicas locais para a realização dos exames. A CAA/RS subsidiou R$ 90, sendo o restante aportado pela advogada, estagiária ou dependente. Conforme o setor de Convênios, em 2020, no Previne Rosa foram solicitadas e enviadas 691 requisições de mamografia envolvendo 49 subseções.

Saúde Mental

A CAA/RS também se preocupa com o bem-estar das colegas advogadas e, ao encontro disso, oferece uma gama de artigos voltados à mulher no Portal Previne Saúde Mental (https://www.caars.org.br/saudemental), um programa pioneiro e efetivo de apoio aos colegas. Entre as ações já implantadas, estão a concepção de cartilha sobre a incidência da Síndrome de Burnout entre profissionais do Direito e a contratação de um serviço de atendimento psicológico on-line, exclusivo para a classe.

Entre os textos que falam sobre a saúde mental da mulher, ansiedade, entre outros temas.

Aqui você pode conferir alguns deles:
Ansiedade feminina https://bit.ly/2IVo738
Sobre mulheres e saúde mental https://bit.ly/2RX8ZUk
Mulheres no Direito: a equidade e a saúde http://bit.ly/2x7eUyN

Através do Psicologia Viva, plataforma de consultas on-line, a mulher advogada também pode contar com o atendimento junto a um profissional especializado pronto para auxiliar em situações que estejam prejudicando o bem-estar, tais como estresse, violência e abuso, relacionamentos amorosos e familiares, ansiedade, relacionamentos profissionais e carreira, depressão, entre outros, pois sabe-se que a vida da mulher é corrida e, muitas vezes esse apoio é essencial. Saiba mais sobre o Psicologia Viva: www.caars.org.br/psicologia. Desde que a CAA/RS lançou o serviço de atendimento psicológico on-line foram realizadas 3.737 consultas, destas 71,4% foram de mulheres. No Mês da Mulher – edição 2021, a CAA/RS, cedeu 100 consultas psicológicas on-line de forma gratuita para as colegas advogadas.

 

Mês da Mulher

Em 2021, o Mês da Mulher promovido pela CAA/RS evidenciou os múltiplos benefícios para estas mulheres únicas, enfatizando serviços, auxílios e ações que a entidade oferece as mulheres advogadas.

Além disso promoveu uma live com o tema “Violência doméstica em tempos de lockdown”. A ação contou com duas participações especiais: psicólogo Felipe Ornell e a presidente da CMA da OAB/RS, Cláudia Sobreiro. Foram abordados temas como: impactos da pandemia, isolamento social e reflexos que contribuem para um cenário de violência contra a mulher. Também, os tipos de violência doméstica, relacionamentos abusivos e saúde mental da mulher.

A CAA/RS também evidenciou a presença e atuação da mulher junto à Ordem, fazendo uma homenagem, através de seus canais de comunicação, as advogadas que presidem Subseções pelo Estado do Rio Grande do Sul.

“A Caixa de Assistência gaúcha anda lado a lado com as colegas advogadas na luta pela igualdade, buscando por uma sociedade que proteja a mulher de abuso e violência, acompanhando momentos especiais como nascimento ou adoção de um filho, cuidando da sua saúde física e mental. Ficamos extremamente lisonjeados e agradecidos pela indicação do Deputado gaúcho Jerônimo Goergen, concorrendo com tantos outros nobres projetos. Também cabe um agradecimento especial à Comissão da Mulher Advogada, presidida pela Dra. Cláudia Sobreiro. Somente através da união de esforços é que tudo se faz possível. A CMA está sempre ao nosso lado apoiando e nos dando base para toda e qualquer ação”, destaca o presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin.

A solenidade de premiação acontece no mês de maio, na semana do dia 28, em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna. Na ocasião, serão concedidos cinco diplomas de menção honrosa na cerimônia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Mais informações sobre o Prêmio, acesse AQUI.

 

Texto: Carla Wendt / jornalista DRT 6412

 

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2021 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize