Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

07.04.21   |   Geral

CAA/RS lança programa Previne 60+

2021 4 7 Lancamento 60+ SITE 350.jpg

 

Voltado à advocacia com mais de 60 anos, o programa será formado por equipe multidisciplinar com foco em qualidade de vida.

A CAA/RS lança novo Programa, o Previne 60+, que tem por objetivo formar um grupo multidisciplinar a fim de proporcionar atividades e disseminar conteúdos com foco na advocacia acima de 60 anos. A nutricionista Sofia Squeff de Albuquerque é a coordenadora do programa.

“O primeiro passo foi dado em fevereiro de 2021 com a ampliação dos serviços do Centro Médico, passando a ofertar uma nova modalidade: geriatria. Acreditamos que a longevidade deve ser pensada ainda na juventude, através da geriatria preventiva, para que se possa chegar na melhor idade em plenas condições de saúde e, assim, aproveitar a vida com mais qualidade”, destaca a secretária adjunta da CAA/RS, Claridê Chitolina Taffarel, que está à frente do novo projeto.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a pirâmide etária do Brasil continuará se modificando cada vez mais, o que simboliza uma visível transição demográfica, sendo o envelhecimento populacional um fenômeno verificado mundialmente.

Conforme projeções da população do IBGE, no Brasil:

Em 2010:
População acima de 60 anos: 20.867.925 (10,7%)

Em 2021:
População acima de 60 anos: 31.330.235 (14,68% da população)

Em 2060:
População acima de 60 anos: 73.460.946 (32,17% da população)

-Tabelas atualizadas em 6 de abril de 2020.
Fonte: IBGE

No Rio Grande do Sul, existem hoje 90.862 inscritos junto à OAB, destes, 18.719 têm mais de 60 anos, conforme o Quadro da Advocacia no site da OAB Nacional.

“A Caixa de Assistência gaúcha orgulha-se de mais um feito. É preciso promover o bem-estar da população advocatícia idosa, através de práticas voltadas para a prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde. Acreditamos que esse projeto ficará como legado desta gestão assinando nosso compromisso em promover qualidade de vida aos colegas da advocacia”, diz o presidente da CAA/RS, Pedro Zanette Alfonsin.

Como vai funcionar o Previne 60+?
A primeira consulta é feita com profissional de geriatria, especialidade que foca os cuidados do paciente em uma visão geral do seu estado de saúde, auxiliando as demais especialidades em paralelo, e, assim, obtendo o melhor acompanhamento não só em relação a sua idade, mas também as suas necessidades que priorizem uma melhor qualidade de vida. O paciente passará por exames preventivos e complementares, conforme necessidade. No retorno para entrega desses exames a geriatra irá fazer o preenchimento da anamnese geral do paciente e falará de forma breve sobre o programa. Caso o paciente tenha interesse, deverá preencher uma ficha de pré-cadastro (CLIQUE AQUI), que estará também disponível no Portal Previne 60+.

O segundo passo será o contato feito pela equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e profissional de educação física, que trabalharão de forma conjunta, sendo abordados temas variados de acordo com cada área:
Nutrição – Alimentação saudável, prevenção de doenças crônicas, diabetes e obesidades.
Fisioterapia – Treino de marcha e equilíbrio, trabalho postural e controle de dor.
Psicologia – integração do grupo e processo de envelhecimento.
Educação física – alongamento e grupo de caminhadas.

Ainda, ocorrerão encontros semanais on-line de forma individualizada e depois em grupos. Serão um ou dois encontros semanais, durante seis meses, limitado a dez participantes para o lançamento do programa.

O grupo multidisciplinar do Projeto 60+ tem como foco a promoção da qualidade de vida. Para alcançar este objetivo os profissionais trabalharão de forma interrelacionada promovendo um tratamento diferenciado enxergando o indivíduo como um todo e proporcionando um atendimento humanizado.

E o quarto pilar do projeto será a plataforma digital Previne 60+, onde a advocacia encontrará conteúdos voltados à saúde e bem-estar na melhor idade. O canal poderá ser acessado futuramente no site da CAA/RS. Os conteúdos, neste momento serão disseminados no site institucional da CAA/RS: www.caars.org.br.

Quem pode participar do Programa Previne 60+?
Para participar o interessado deve:
-Estar inscrito - advogado (a) ou estagiário (a) - regularmente nos quadros da OAB/RS
-Estar em dia com as anuidades
-Ter 60 anos ou mais

Investimento
A advocacia que aderir ao programa terá os três primeiros meses gratuitos, após, investirá R$ 85 mensais. Em seis meses será feita a avaliação do programa.

Profissionais do Previne 60+
Geriatra – Ariane Rocco Torrez (CRM-RS 34326), médica com especialização em geriatria e pós-graduanda em Medicina do Estilo de Vida.
Nutricionista - Sofia Squeff de Albuquerque (CRN2 12576), nutricionista com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Clínica Esportiva Funcional.
Fisioterapeuta - Chaiane Radtke Prates (CREFITO 230.268F), fisioterapeuta com especialização em traumatologia, ortopedia e desportiva.
Psicóloga - Patrícia Franciosi Ritter dos Santos (CRP 07/12775),  psicoterapeuta.
Profissional de educação física: Jefferson Nunes Garcia. Experiência em pilates, treinamento personalizado, funcional, corrida, gestantes, idosos e crianças.

Agendamentos e mais informações:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h, pelo telefone (51) 3287-7458.

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2021 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize