Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

17.02.21   |   Geral

CAA/RS amplia serviços do Centro de Saúde e passa a oferecer geriatria

Carla Wendt

2021 2 5 Ariane Rocco Torrez Geriatra Centro de Saude SITE 350.jpg

 

Nova especialidade tem por meta tratar os idosos adequadamente e acompanhar de forma preventiva o envelhecimento de todos os pacientes.

 

Diferente do que muitos pensam a geriatria não é voltada apenas a “pessoas idosas”, mas sim, uma modalidade que trabalha para que as pessoas entrem na melhor idade com as melhores condições possíveis de saúde. Pensando nisso, a CAA/RS amplia os serviços do Centro de Saúde e passa a oferecer a especialidade à advocacia gaúcha.

Desde o dia 1º de fevereiro de 2021, advogados e advogadas, estagiários (as) e dependentes, devidamente inscritos nos quadros da CAA/RS, podem agendar consultas com a médica geriatra Ariane Rocco Torrez, que atende em dias específicos, segundas-feiras e sextas-feiras, das 13h30 às 15h30, no Centro de Saúde, na Rua Washington Luiz, 1110, 4º andar.

Ela explica melhor o que é a modalidade: “A geriatria é uma especialidade que foca os cuidados do paciente em uma visão geral do seu estado de saúde, auxiliando as demais especialidades em paralelo, e, assim, obtendo o melhor acompanhamento não só em relação a sua idade, mas também as suas necessidades que priorizem uma melhor qualidade de vida”, explica Ariane.

 

A médica também fala da importância de começar a consultar com o geriatra desde cedo, quando adulto jovem. Ela destaca que a ideia principal é o acompanhamento do envelhecimento da pessoa, seja ela já idosa (pela OMS a partir dos 60 anos), por vezes já com algumas comorbidades associadas ou, ainda, na geriatria preventiva, que começa por volta dos 35 anos, idade em que muitas vezes não há queixas, embora já se constate diferenças na produção hormonal, no metabolismo como um todo e no risco aumentando progressivamente a algumas doenças importantes. Ela diz que nesta idade eventos súbitos como infarto e AVC podem ser mais letais, mais até do que na idade já avançada. 

 

“Nestes casos o trabalho é focado nos hábitos de vida, exames preventivos e naquilo que se pode fazer nesta fase (jovem) em que a maioria das pessoas não apresentam uma doença ativa para evitar que ela se desenvolva”, destaca.

Existem alguns sinais do dia a dia que devem ser observados, que merecem uma atenção especial e que valem uma consulta no geriatra, principalmente aqueles relacionados com limitações. “Se a pessoa observa que alguma atividade de sua rotina está sendo mais difícil de ser realizada do que era antes, seja uma atividade física que está cansando mais do que o normal, uma dor limitante ou súbita ou uma queixa de memória persistente, por exemplo, é hora de visitar um geriatra. Sempre que há limitação em algo que antes se fazia bem, há algo errado, tem que investigar”, afirma Ariane.

 

A especialista ainda fala do histórico familiar, que é muito importante para o acompanhamento geriátrico do paciente. “Este fator, muitas vezes, é esquecido na idade jovem, até por essa pessoa ainda nem ter uma preocupação muito grande com doenças, geralmente. Mas muitos pacientes desta faixa etária já podem ter algum indicativo de doença inicial, ou, mesmo não tendo, podem estar no momento de iniciar exames de revisão com maior frequência. Além disso tudo, existem cuidados na prevenção de doenças que vão além do exame e do diagnóstico. Se a pessoa não está doente, mas algum familiar esteve, se fazem necessários cuidados do dia a dia, hábitos saudáveis e medidas protetoras para que se possa evitar uma futura doença e tudo isso nós vamos orientar e ajudar na melhor adesão a esses hábitos”, finaliza a médica.

 

Para a CAA/RS é motivo de alegria dispor mais esta especialidade. “Além de todas as modalidades já oferecidas, agora a CAA/RS amplia os serviços do Centro de Saúde com geriatria, que busca garantir maior cuidado para a advocacia, estagiários e dependentes, pois visa o acompanhamento desde a juventude para que se chegue a melhor idade em condições propícias a uma vida mais saudável”, frisa a secretária-geral adjunta da CAA/RS, Claridê Chitolina Taffarel.

A consulta, que figura um investimento de R$ 40, pode ser agendada de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h, pelos telefones (51) 3287-7458 / 3287-7429 / 3287-7472.

Geriatria
Dias específicos para consulta: segundas-feiras e sextas-feiras
Horário: 13h30 às 15h30
Local: Centro Médico, na Washington Luiz, 1110, 4º andar.

 

Texto: Carla Wendt / Jornalista DRT 6412

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2021 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize