Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

11.12.20   |   Geral

O que esperar da Advocacia em 2021?

Presidente da CAA/RS foi um dos palestrantes de evento promovido pela Comissão do Jovem Advogado

Na noite desta quarta-feira (9), um evento on-line reuniu três importantes nomes da Advocacia gaúcha, que falaram sobre suas experiências aos colegas mais jovens: o ex-presidente da OAB Nacional e membro honorário vitalício da OAB/RS, Claudio Lamachia; o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier; e o presidente da CAA/RS e da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência, Pedro Alfonsin. O webinar “O que esperar da advocacia em 2021” foi promovido pela Comissão da Jovem Advocacia (CJA), com o objetivo de reunir a classe para debater as dificuldades que o início da carreira impõe ao profissional, e as possíveis soluções para tal. 

Segundo o presidente da CJA, Antonio Zanette, o ano de 2020 foi de imensa dificuldade para a advocacia, principalmente para os que iniciaram sua carreira nesse período. “A dificuldade de advogar em tempos de pandemia aumentou, em razão da instabilidade do poder judiciário, cumulado com a não realização de atos presenciais, entre outros, que levou a uma maior adaptação da Advocacia que está em início de carreira”, disse. Ele está otimista para 2021, e afirmou que a Comissão já trabalha pensando no calendário de atividades dos próximos meses. 

Alfonsin: desafios e conquistas

Já o presidente da CAA/RS iniciou a sua fala refletindo sobre o primeiro obstáculo enfrentado pelos recém chegados ao mercado de trabalho. “Hoje no RS já estamos entregando registros com números além dos 120 mil aqui na OAB/RS, sem que nosso mercado comporte esta quantidade de profissionais”, explicou, orientando os jovens colegas sobre o melhor caminho a trilhar. “O jovem advogado só pode ter destaque na nossa profissão se mergulhar nos estudos e ter um diferencial de mercado. E é isso que a ESA tem trabalhado, na qualificação dos colegas. Muitas coisas não aprendemos na faculdade. E a ESA, dirigida brilhantemente pela dra. Rosângela Herzer dos Santos, tem feito um belíssimo trabalho neste sentido, oferecendo até mesmo grupos de estudo gratuitos”, exemplificou Alfonsin.

Sobre a pandemia, o dirigente acredita que estamos vivendo um “momento de divisão de águas. Foi um ano extremamente delicado para a Advocacia. Na Caixa, tivemos talvez o ano mais desafiador. Fomos surpreendidos pela pandemia, e tivemos que criar mecanismos desde reestruturação financeira interna, até a criação de auxílios para ajudar a classe”, relembrou, citando as diversas ações da CAA/RS no enfrentamento ao Coronavírus. “Nossa campanha de H1N1 foi gratuita, inauguramos e levamos o ônibus da saúde ao interior, fizemos mais de 25 mil exames de Covid em todo o RS, com preços diferenciados. Foi uma campanha difícil, mas que nos deixou extremamente orgulhosos”, afirmou. Para 2021, o presidente da Caixa acredita que ainda muitos reflexos negativos serão sentidos na economia, mas garante que o braço assistencial do Sistema OAB/RS está preparado para enfrentar as adversidades. “Gostaria de agradecer nominalmente a parceria de nossos diretores, a dra. Maria Melara Reis, dra. Neusa Bastos, dra. Claridê Chitolina e dr. Gustavo Juchem. Eles se empenham em ações que tem  chamado a atenção da Advocacia. E não vamos parar por aí”, garantiu Alfonsin.

Texto: Danielle Settin | Jornalista Mtb 9300

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2021 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize