Presidente da CAA/RS foi um dos palestrantes de evento promovido pela Comissão do Jovem Advogado
Na noite desta quarta-feira (9), um evento on-line reuniu três importantes nomes da Advocacia gaúcha, que falaram sobre suas experiências aos colegas mais jovens: o ex-presidente da OAB Nacional e membro honorário vitalício da OAB/RS, Claudio Lamachia; o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier; e o presidente da CAA/RS e da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência, Pedro Alfonsin. O webinar “O que esperar da advocacia em 2021” foi promovido pela Comissão da Jovem Advocacia (CJA), com o objetivo de reunir a classe para debater as dificuldades que o início da carreira impõe ao profissional, e as possíveis soluções para tal.
Segundo o presidente da CJA, Antonio Zanette, o ano de 2020 foi de imensa dificuldade para a advocacia, principalmente para os que iniciaram sua carreira nesse período. “A dificuldade de advogar em tempos de pandemia aumentou, em razão da instabilidade do poder judiciário, cumulado com a não realização de atos presenciais, entre outros, que levou a uma maior adaptação da Advocacia que está em início de carreira”, disse. Ele está otimista para 2021, e afirmou que a Comissão já trabalha pensando no calendário de atividades dos próximos meses.
Alfonsin: desafios e conquistas
Já o presidente da CAA/RS iniciou a sua fala refletindo sobre o primeiro obstáculo enfrentado pelos recém chegados ao mercado de trabalho. “Hoje no RS já estamos entregando registros com números além dos 120 mil aqui na OAB/RS, sem que nosso mercado comporte esta quantidade de profissionais”, explicou, orientando os jovens colegas sobre o melhor caminho a trilhar. “O jovem advogado só pode ter destaque na nossa profissão se mergulhar nos estudos e ter um diferencial de mercado. E é isso que a ESA tem trabalhado, na qualificação dos colegas. Muitas coisas não aprendemos na faculdade. E a ESA, dirigida brilhantemente pela dra. Rosângela Herzer dos Santos, tem feito um belíssimo trabalho neste sentido, oferecendo até mesmo grupos de estudo gratuitos”, exemplificou Alfonsin.
Sobre a pandemia, o dirigente acredita que estamos vivendo um “momento de divisão de águas. Foi um ano extremamente delicado para a Advocacia. Na Caixa, tivemos talvez o ano mais desafiador. Fomos surpreendidos pela pandemia, e tivemos que criar mecanismos desde reestruturação financeira interna, até a criação de auxílios para ajudar a classe”, relembrou, citando as diversas ações da CAA/RS no enfrentamento ao Coronavírus. “Nossa campanha de H1N1 foi gratuita, inauguramos e levamos o ônibus da saúde ao interior, fizemos mais de 25 mil exames de Covid em todo o RS, com preços diferenciados. Foi uma campanha difícil, mas que nos deixou extremamente orgulhosos”, afirmou. Para 2021, o presidente da Caixa acredita que ainda muitos reflexos negativos serão sentidos na economia, mas garante que o braço assistencial do Sistema OAB/RS está preparado para enfrentar as adversidades. “Gostaria de agradecer nominalmente a parceria de nossos diretores, a dra. Maria Melara Reis, dra. Neusa Bastos, dra. Claridê Chitolina e dr. Gustavo Juchem. Eles se empenham em ações que tem chamado a atenção da Advocacia. E não vamos parar por aí”, garantiu Alfonsin.
Texto: Danielle Settin | Jornalista Mtb 9300
Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS