Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

15.09.20   |   Geral

Projeto Pescar | Cerimônia virtual marca formatura da 5ª Turma

Em nome da CAA/RS, vice-presidente e diretor tesoureiro acompanharam a transmissão

Na última sexta-feira (11), quatorze jovens receberam o diploma de conclusão do curso de iniciação profissional em serviços administrativos do Projeto Pescar de forma inédita: em uma cerimônia virtual. A celebração da 5ª turma foi acompanhada pelos formandos, seus familiares e representantes das instituições que compõem a comunidade Jurídico-Trabalhista – entre elas a CAA/RS, representada por sua vice-presidente, Mariana Melara Reis; e o diretor tesoureiro Gustavo Juchem.

Em sua fala, Juchem falou sobre o dever da Caixa, assim como da OAB/RS, de contribuir com a sociedade, cumprindo o papel social da instituição. “Este momento que estamos vivendo é a demonstração do quanto o entendimento e a conjugação de esforços podem produzir. É uma demonstração da importância e da força da união da comunidade Jurídico Trabalhista. Com alegria, testemunhamos a trajetória dos formandos, desde o  seu início, até a conclusão desta etapa importante de sua formação. Vocês, prezados formandos, são vencedores. São vencedores porque se propuseram a atingir um objetivo, se dedicaram, se esforçaram, e atingiram a sua meta. Vcs hoje certamente estão mais preparados para enfrentar os desafios que terão pela frente. E temos certeza de que terão êxito nesses novos desafios. Desejamos que vcs realizem seus sonhos e sejam muito felizes. Parabéns”, concluiu o dirigente da CAA/RS.

A corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles, enalteceu as mulheres “guerreiras”, que lutam e defendem o Projeto Pescar. “E temos também o diretor tesoureiro da Caixa, o dr. Gustavo Juchem, sempre solícito às nossas solicitações, que não são poucas. Está sempre ao nosso lado, também é um guerreiro neste projeto”, enfatizou. “Quero cumprimentar todos vocês, e dizer que vocês são vitoriosos e abençoados. Foi uma luz divina que os abençoou, são muitos candidatos e vocês foram escolhidos. Principalmente neste período da pandemia, parabéns pelo esforço de todos durante o curso, e parabéns também às famílias. Nunca se esqueçam que o trabalho em grupo, a parte humana de cada um, o amor, é parte essencial de nossas vidas. Sejam muito felizes”, finalizou Maria Helena.

Já a diretora da ESA, Rosângela Herzer dos Santos, cumprimentou a todos, lamentando a impossibilidade da cerimônia presencial. “Mas temos que nos adaptar”, afirmou, aproveitando para dar alguns conselhos aos jovens formandos. “Precisamos sempre buscar, em cada um de nós, sermos pessoas melhores. Em cada ato de nossa vida, sermos sempre corretos, transparentes, éticos. O mundo precisa de pessoas assim”, completou Rosângela.

O Presidente Voluntário da Fundação Projeto Pescar, Paulo Centeno, ressaltou a alegria de  participar deste momento da formatura em nome da fundação: “É com muita alegria que certificamos mais uma turma, dentre as tantas que formamos e fizeram parte do Projeto. Neste ano, atendemos 1760 jovens através de 74 unidades, número que se soma aos mais de 33mil atendidos até o final de 2019. Nos nossos 44 anos de existência estamos presentes em dezenas de municípios, em vários estados da federação, para além das unidades do exterior. Por outro lado, todos estes números não seriam alcançados sem termos o privilégio de poder contar com importantes parcerias, como as das instituições aqui representadas, que permitem contribuir com o desenvolvimento destes jovens”.

“Gostaria de que vocês se lembrassem sempre deste momento, jovens formandos, ele é uma vitória, pois é uma vitória individual. Lembrem-se desta vitória nos momentos difíceis e da palavra opção, pois, ao longo de nossa vida, precisamos de muitas opções, e foram opções que nos possibilitaram estarmos vivendo este momento”, ressaltou a representante do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande Do Sul, Procuradora do Trabalho Marlise Souza Fontoura.

Ainda, a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ªregião, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, aconselhou a turma: “Tenham muito amor pelo trabalho e pelo estudo, especialmente pelo estudo, com ele vocês poderão enfrentar desafios, alcançar objetivos e alcançar o mundo. Desejo muito sucesso nessa nova etapa, e sejam muito felizes”.

A educadora social do Projeto, Valéria Neutzling, disse que foi um ano difícil que pegou todos de surpresa, pois o planejamento para a turma estava pronto, até que as aulas mudaram para o virtual. “Com muita união, conseguimos nos fortalecer e continuar, agradecemos profundamente a cada um que aqui se encontra, pois representa um ideal. Ainda temos coisas maravilhosas para serem construídas, e este ano também nos permitiu isso. A tecnologia acabou auxiliando muito e nos aproximando em um momento muito complicado, pois estávamos longe uns dos outros. Acreditem que vocês podem alcançar todos os seus sonhos, não tendo pressa na caminhada, apreciem cada etapa, estudem e sempre aprendam muito”.

Os voluntários que participaram, ao longo do ano, do projeto também gravaram um vídeo em homenagem aos formandos, parabenizando e incentivando o seguimento de sua jornada profissional.

O evento foi encerrado com uma apresentação musical dos cantores Angie (na voz) e Daniel (na voz e violão).

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS com informações OAB/RS

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2020 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize