Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

17.08.20   |   Geral

Reflexões sobre a vida e inovação marcam palestra de encerramento da IX Conferência Estadual da Advocacia

Clóvis de Barros Filho foi o palestrante do painel final do evento

A palestra de encerramento da IX Conferência Estadual da Advocacia contou com as diversas reflexões sobre a vida indagadas pelo professor, filósofo e escritor, Clóvis de Barros Filho. Com a temática ‘Mudança: Viver é mudar, reconstruir, reinventar’, o painel foi apresentado na última sexta-feira (14), pela vice-presidente da CAA/RS, Mariana Melara Reis, que destacou a pertinência de tratar deste tema no momento atual. “Todas essas mudanças que vieram de forma abrupta, nos fizeram pensar um pouco mais sobre a vida e como encarar a situação que se apresenta. Estamos num apocalipse digital e precisamos nos adaptar à nova realidade” disse. A diretora aproveitou a oportunidade para parabenizar os colegas pela passagem do dia 11 de agosto, Dia da Advocacia, e ainda fez menção de solidariedade às famílias que perderam seus entes em decorrência do Coronavírus.

O evento, inédito e 100% digital, foi promovido pela seccional gaúcha do Sistema OAB, e teve mais de 6 mil participantes durante os três dias de debates. O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressaltou o desafio da edição 2020 da Conferência. “Encerramos com aquilo que propomos aos estudantes e operadores do Direito: trazer todas as pessoas que trabalham, estudam e também estão enfrentando o novo - e aqui vieram com ideias e proposições - para que nós, que estamos na linha de frente da OAB, possamos fazer a melhor representação possível”. Breier agradeceu a todos os envolvidos, na pessoa da secretária-geral adjunta da OAB/RS e coordenadora do evento, Fabiana Barth.

Saudando a todos, o presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, fez suas considerações. “Aos colegas que participaram da maior conferência da Advocacia gaúcha. Maior não só pelo números e inovação, mas sim pelo desafio que nos foi dado pela sociedade, pela pandemia, de nos reinventarmos. Este foi o ponto fulcral da nossa estruturação e da nossa vitória” frisou. Alfonsin, dedicou cumprimentos à organização do evento on-line e em especial a advocacia do interior. Também salientou as iniciativas da CAA/RS, junto ao Comitê Gestor de Crise da OAB/RS, bem como a criação dos novos auxílios; a entrega de mais de 18 mil vacinas H1N1 para a classe; e a distribuição de 20 mil máscaras.

Palestra

A exposição do professor, filósofo, jornalista e conferencista, Clóvis de Barros Filho, tratou da inovação, suas perspectivas e valores atribuídos ao longo dos anos pela humanidade. “Eu tenho ouvido nos meios de comunicação que há uma convicção geral que o mundo não será o mesmo quando tudo isso acabar. Porém valeria a pena destacar que o mundo não permaneceu o mesmo com ou sem pandemia. Depois que o homem passou a habitar nele, daí é que o mundo não parou de mudar, de forma crescentemente acelerada” disse. O professor explicou ainda que ‘’no meio de tanta mudança há um tipo particular, espécie do gênero mudança: é a inovação. É aquela mudança decidida, escolhida, deliberada pelo homem resultante da aplicação de uma grade de valores”.

Para Clóvis, “a inovação tem nos acompanhado. Ela é contemporânea da existência do homem sobre o mundo. Assim, poderíamos pensar que sendo a inovação uma intervenção deliberada e refletida sobre o mundo”. Ele menciona que o novo pode ser algo relacional, e pode ser concluído como algo sem valor assegurado, e nada o impede de ser excelente ou medonho; eficaz ou ineficaz; auspicioso ou horrendo. Sobre o valor novo ele enfatizou “Não basta fazer diferente, pensar diferente, sentir diferente e produzir efeitos inéditos. Ainda sim é preciso fazê-lo com valor. Cada passo é uma ruptura com passado. Cada passo é uma inovação. Mas muitos dos caminhos a percorrer são nefastos, inconvenientes e inadequados”. E questiona “quando é que o novo vale a pena merecer nossa atenção e se converter a uma inovação? O primeiro limite é natureza ética, depende do nosso respeito, fidelidade e respeito a nós mesmos, e que oferecemos a quem conosco interage” afirmou.

Sobre a atualidade, Clóvis considera que “os tempos de pandemia são muito convenientes e propícios para reflexão rara e inexistente até então. O tempo de quarentena é de valores da vida”, pensamentos que anteriormente, em função do cotidiano agitado, não fazíamos. Para finalizar, o conferencista homenageou colegas ícones da Literatura, Artes e Filosofia, que atuam no mundo dos potencializadores. “A inovação em nome da alegria permite que pessoas de tantos lugares que já visitei no RS, pudessem me ouvir hoje. Gratidão pela alegria e encontro realizado” concluiu.

Assista a palestra no link https://youtu.be/YCiAGAxPYoQ

 

Texto: Priscila Rodrigues - MTB 16153

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2020 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize