Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

04.11.19   |   Geral

CAA/RS e Cremers lançam cartilha sobre Síndrome de Burnout na Advocacia

Livreto foi apresentado e distribuído no dia 31, em evento no Conselho Regional de Medicina

Nesta quinta-feira (31), a Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS) começou a apresentar ações efetivas de cuidado com a saúde mental da Advocacia gaúcha. Em evento, promovido em parceira com o Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), a entidade lançou a cartilha "Síndrome de Burnout - o que você precisa saber para enfrentar", voltada exclusivamente à classe; e o programa Previne Saúde Mental - que irá oferecer, entre outras ações, consultas on-line com psicólogos a baixo custo para advogados (as) e dependentes. O lançamento, que ocorreu na sede da instituição médica, contou com palestras de dois especialistas no tema, e a presença dos dirigentes da CAA/RS e Cremers.

CLIQUE AQUI e veja o álbum de fotos completo do evento

CLIQUE AQUI e faça o download da Cartilha

Na abertura do evento, o presidente do Cremers, Eduardo Trindade, agradeceu o convite para integrar as ações em prol da saúde dos advogados. "Te agradeço, Pedro (Alfonsin, presidente da CAA/RS), por ter buscado a expertise do Conselho para tratar deste tema; agradeço também a Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho, por ter abraçado de imediato esta causa. O Sistema OAB do Rio Grande do Sul está sendo parceiro e está trazendo força ao movimento médico mais uma vez", enfatizou. O presidente da Caixa complementou a fala do dirigente médico, mostrando igual entusiasmo com o inédito trabalho em conjunto. "Dentro de toda a nossa história, é a primeira vez que desenvolvemos uma parceira deste gênero, no sentido de buscar realmente especialistas na matéria. A Caixa de Assistência é um órgão de advogados falando de saúde, e isso tem um conflito grande na questão científica", explicou Alfonsin. 

Dados alarmantes

Para apresentar o conteúdo técnico sobre o tema da noite, foram convidados dois especialistas no assunto. O primeiro foi o diretor científico da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho e autor da Cartilha de Burnout, o médico Jacques Vissoky. Ele falou sobre como diagnosticar o problema, trazendo dados alarmantes de pesquisas. "No Brasil, um estudo de 2017 aponta que 31% de advogados teriam critérios suficientes para serem considerados estressados. Outro estudo, de 2016, mostra que nos Estados Unidos que 20% dos advogados demonstravam sintomas de ansiedade, e um terço se declararam bebedores excessivos. Passavam da conta, porque estavam angustiados", explicou. Sobre as maneiras de identificar o burnout, o especialista citou fatores como "se todos os dias são ruins; se há sensação de exaustão permanente; se a maioria do dia é gasto em atividades que não o deixam motivado; se nada fizer diferença, isso sim é o maior sinal de alerta para o Burnout", concluiu.

Em seguida, foi a vez da médica Niura Noro apresentar maneiras de enfrentar o Burnout. Antes de falar sobre o doente, no entanto, ele preferiu mostrar o perfil de alguém que tenha saúde mental. "A pessoa tem consciência de si mesmo, ou identidade pessoal acoplada com um propósito de vida; tem um senso de autonomia pessoal; boa vontade para perceber a realidade; capacidade de confiar nos outros, e de compreender suas necessidades, por exemplo", explicou. "O estresse é tão grande que a pessoa nem se dá conta que está adoecendo. Às vezes quem se dá conta é um familiar, em colega de trabalho, mas deveria ser um bom gestor", opinou a médica do trabalho.  

Ao final das explanações, foi aberto espaço para perguntas dos presentes. Além dos palestrantes, compuseram a mesa central os presidentes da CAA/RS e Cremers, e as diretoras da Caixa Mariana Melara Reis (vice-presidente), Neusa Bastos (secretária-geral) e Claridê Chitolina Taffarel (secretária-geral adjunta e coordenadora do programa Previne Saúde Mental). 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2019 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize