Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

04.11.19   |   Geral

CAA/RS e Cremers lançam cartilha sobre Síndrome de Burnout na Advocacia

Livreto foi apresentado e distribuído no dia 31, em evento no Conselho Regional de Medicina

Nesta quinta-feira (31), a Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS) começou a apresentar ações efetivas de cuidado com a saúde mental da Advocacia gaúcha. Em evento, promovido em parceira com o Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), a entidade lançou a cartilha "Síndrome de Burnout - o que você precisa saber para enfrentar", voltada exclusivamente à classe; e o programa Previne Saúde Mental - que irá oferecer, entre outras ações, consultas on-line com psicólogos a baixo custo para advogados (as) e dependentes. O lançamento, que ocorreu na sede da instituição médica, contou com palestras de dois especialistas no tema, e a presença dos dirigentes da CAA/RS e Cremers.

CLIQUE AQUI e veja o álbum de fotos completo do evento

CLIQUE AQUI e faça o download da Cartilha

Na abertura do evento, o presidente do Cremers, Eduardo Trindade, agradeceu o convite para integrar as ações em prol da saúde dos advogados. "Te agradeço, Pedro (Alfonsin, presidente da CAA/RS), por ter buscado a expertise do Conselho para tratar deste tema; agradeço também a Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho, por ter abraçado de imediato esta causa. O Sistema OAB do Rio Grande do Sul está sendo parceiro e está trazendo força ao movimento médico mais uma vez", enfatizou. O presidente da Caixa complementou a fala do dirigente médico, mostrando igual entusiasmo com o inédito trabalho em conjunto. "Dentro de toda a nossa história, é a primeira vez que desenvolvemos uma parceira deste gênero, no sentido de buscar realmente especialistas na matéria. A Caixa de Assistência é um órgão de advogados falando de saúde, e isso tem um conflito grande na questão científica", explicou Alfonsin. 

Dados alarmantes

Para apresentar o conteúdo técnico sobre o tema da noite, foram convidados dois especialistas no assunto. O primeiro foi o diretor científico da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho e autor da Cartilha de Burnout, o médico Jacques Vissoky. Ele falou sobre como diagnosticar o problema, trazendo dados alarmantes de pesquisas. "No Brasil, um estudo de 2017 aponta que 31% de advogados teriam critérios suficientes para serem considerados estressados. Outro estudo, de 2016, mostra que nos Estados Unidos que 20% dos advogados demonstravam sintomas de ansiedade, e um terço se declararam bebedores excessivos. Passavam da conta, porque estavam angustiados", explicou. Sobre as maneiras de identificar o burnout, o especialista citou fatores como "se todos os dias são ruins; se há sensação de exaustão permanente; se a maioria do dia é gasto em atividades que não o deixam motivado; se nada fizer diferença, isso sim é o maior sinal de alerta para o Burnout", concluiu.

Em seguida, foi a vez da médica Niura Noro apresentar maneiras de enfrentar o Burnout. Antes de falar sobre o doente, no entanto, ele preferiu mostrar o perfil de alguém que tenha saúde mental. "A pessoa tem consciência de si mesmo, ou identidade pessoal acoplada com um propósito de vida; tem um senso de autonomia pessoal; boa vontade para perceber a realidade; capacidade de confiar nos outros, e de compreender suas necessidades, por exemplo", explicou. "O estresse é tão grande que a pessoa nem se dá conta que está adoecendo. Às vezes quem se dá conta é um familiar, em colega de trabalho, mas deveria ser um bom gestor", opinou a médica do trabalho.  

Ao final das explanações, foi aberto espaço para perguntas dos presentes. Além dos palestrantes, compuseram a mesa central os presidentes da CAA/RS e Cremers, e as diretoras da Caixa Mariana Melara Reis (vice-presidente), Neusa Bastos (secretária-geral) e Claridê Chitolina Taffarel (secretária-geral adjunta e coordenadora do programa Previne Saúde Mental). 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2020 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize