CAA/RS lança programa Previne 60+


07.04.21   |   Geral

 

Voltado à advocacia com mais de 60 anos, o programa será formado por equipe multidisciplinar com foco em qualidade de vida.

A CAA/RS lança novo Programa, o Previne 60+, que tem por objetivo formar um grupo multidisciplinar a fim de proporcionar atividades e disseminar conteúdos com foco na advocacia acima de 60 anos. A nutricionista Sofia Squeff de Albuquerque é a coordenadora do programa.

“O primeiro passo foi dado em fevereiro de 2021 com a ampliação dos serviços do Centro Médico, passando a ofertar uma nova modalidade: geriatria. Acreditamos que a longevidade deve ser pensada ainda na juventude, através da geriatria preventiva, para que se possa chegar na melhor idade em plenas condições de saúde e, assim, aproveitar a vida com mais qualidade”, destaca a secretária adjunta da CAA/RS, Claridê Chitolina Taffarel, que está à frente do novo projeto.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a pirâmide etária do Brasil continuará se modificando cada vez mais, o que simboliza uma visível transição demográfica, sendo o envelhecimento populacional um fenômeno verificado mundialmente.

Conforme projeções da população do IBGE, no Brasil:

Em 2010:
População acima de 60 anos: 20.867.925

Em 2021:
População acima de 60 anos: 30.197.077 (14% da população)

Em 2060:
População acima de 60 anos: 73.460.946 (32% da população)

-Tabelas atualizadas em 6 de abril de 2020.
Fonte: IBGE

No Rio Grande do Sul, existem hoje 90.862 inscritos junto à OAB, destes, 18.719 têm mais de 60 anos, conforme o Quadro da Advocacia no site da OAB Nacional.

“A Caixa de Assistência gaúcha orgulha-se de mais um feito. É preciso promover o bem-estar da população advocatícia idosa, através de práticas voltadas para a prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde. Acreditamos que esse projeto ficará como legado desta gestão assinando nosso compromisso em promover qualidade de vida aos colegas da advocacia”, diz o presidente da CAA/RS, Pedro Zanette Alfonsin.

Como vai funcionar o Previne 60+?
A primeira consulta é feita com profissional de geriatria, especialidade que foca os cuidados do paciente em uma visão geral do seu estado de saúde, auxiliando as demais especialidades em paralelo, e, assim, obtendo o melhor acompanhamento não só em relação a sua idade, mas também as suas necessidades que priorizem uma melhor qualidade de vida. O paciente passará por exames preventivos e complementares, conforme necessidade. No retorno para entrega desses exames a geriatra irá fazer o preenchimento da anamnese geral do paciente e falará de forma breve sobre o programa. Caso o paciente tenha interesse, deverá preencher uma ficha de pré-cadastro (CLIQUE AQUI), que estará também disponível no Portal Previne 60+.

O segundo passo será o contato feito pela equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e profissional de educação física, que trabalharão de forma conjunta, sendo abordados temas variados de acordo com cada área:
Nutrição – Alimentação saudável, prevenção de doenças crônicas, diabetes e obesidades.
Fisioterapia – Treino de marcha e equilíbrio, trabalho postural e controle de dor.
Psicologia – integração do grupo e processo de envelhecimento.
Educação física – alongamento e grupo de caminhadas.

Ainda, ocorrerão encontros semanais on-line de forma individualizada e depois em grupos. Serão um ou dois encontros semanais, durante seis meses, limitado a dez participantes para o lançamento do programa.

O grupo multidisciplinar do Projeto 60+ tem como foco a promoção da qualidade de vida. Para alcançar este objetivo os profissionais trabalharão de forma interrelacionada promovendo um tratamento diferenciado enxergando o indivíduo como um todo e proporcionando um atendimento humanizado.

E o quarto pilar do projeto será a plataforma digital Previne 60+, onde a advocacia encontrará conteúdos voltados à saúde e bem-estar na melhor idade. O canal poderá ser acessado futuramente no site da CAA/RS. Os conteúdos, neste momento serão disseminados no site institucional da CAA/RS: www.caars.org.br.

Quem pode participar do Programa Previne 60+?
Para participar o interessado deve:
-Estar inscrito - advogado (a) ou estagiário (a) - regularmente nos quadros da OAB/RS
-Estar em dia com as anuidades
-Ter 60 anos ou mais

Investimento
A advocacia que aderir ao programa terá os três primeiros meses gratuitos, após, investirá R$ 85 mensais. Em seis meses será feita a avaliação do programa.

Profissionais do Previne 60+
Geriatra – Ariane Rocco Torrez (CRM-RS 34326), médica com especialização em geriatria e pós-graduanda em Medicina do Estilo de Vida.
Nutricionista - Sofia Squeff de Albuquerque (CRN2 12576), nutricionista com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Clínica Esportiva Funcional.
Fisioterapeuta - Chaiane Radtke Prates (CREFITO 230.268F), fisioterapeuta com especialização em traumatologia, ortopedia e desportiva.
Psicóloga - Patrícia Franciosi Ritter dos Santos (CRP 07/12775),  psicoterapeuta.
Profissional de educação física: Jefferson Nunes Garcia. Experiência em pilates, treinamento personalizado, funcional, corrida, gestantes, idosos e crianças.

Agendamentos e mais informações:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h, pelo telefone (51) 3287-7458.