Benefícios múltiplos para mulheres únicas


01.03.21   |   Geral

Chegamos ao Mês da Mulher, em que a garra, suas lutas e conquistas ganham evidência. Mulher, mãe, filha, esposa, dona de casa e profissional, realmente elas são únicas e assumem múltiplas tarefas, as quais executam com maestria. Sabemos que todos os dias são dias da mulher, pois é no dia a dia que elas mostram a sua verdadeira garra e sede de vida.

Trazendo o passado à tona, relembrando a jornada de manifestações pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino, idealizada pelo Partido Socialista da América / Nova York, em 1909, percebe-se que muito já foi conquistado, mas é necessário lutar ainda para que se potencialize a busca da igualdade no mercado de trabalho e a proteção da mulher em uma sociedade ainda marcada fortemente pelo machismo e preconceito.

“Como forma de homenagear estas guerreiras que servem de exemplo diário para a sociedade, a CAA/RS não poderia deixar passar março sem fazer uma retrospectiva de todas as ações em prol da mulher advogada. São benefícios que se voltam para a saúde e bem-estar de nossas colegas”, destaca o presidente da CAA/RS Pedro Zanette Alfonsin.

Auxílios***
A CAA/RS orgulha-se dos seus auxílios, pois sabe que estes benefícios vêm em boa hora, seja para o momento do nascimento de um filho ou em momento de apreensão da mulher.

O Auxílio Maternidade é voltado as colegas advogadas ou estagiárias com inscrição principal na OAB/RS, que estejam em situação de carência econômica e impossibilitadas de exercer a profissão em decorrência do nascimento ou adoção de filho (a), independente do número de nascidos.

A CAA/RS ainda dispõe do Auxílio Natalidade, voltado à advogados e advogadas ou estagiários e estagiárias com inscrição principal na OAB/RS, em razão do nascimento de filho, gravidez não levada a termo ou adoção, limitada a um dos membros da família, se mais de um for inscrito nos quadros da OAB.

E ainda, um outro auxílio, que no fundo o desejo é que não precisasse existir, mas ainda se faz necessário na atualidade: o Auxílio Proteção, voltado para advogadas e estagiárias, com inscrição principal na OAB/RS, vítimas de violência doméstica, cessando a coabitação.

Acesse todos os benefícios em www.caars.org.br.

 

Saúde***
Na área de saúde, a CAA/RS, através de seu Centro de Saúde, oferece as advogadas, estagiárias e dependentes as especialidades de ginecologia e obstetrícia, para que mantenham periodicidade em seus exames preventivos e para o acompanhamento pré-natal. A consulta, que figura um investimento de R$ 40, pode ser agendada de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h, pelos telefones (51) 3287-7458 / 3287-7429 / 3287-7472.

Não se pode deixar de lembrar do Outubro Rosa, campanha anual da CAA/RS que dispõe para a advocacia mamografias na capital e, também, no interior gaúcho. No último ano, devido à pandemia, as Subseções abraçaram a ideia e fecharam parceria com laboratórios locais para a realização dos exames. A CAA/RS subsidiou R$ 90, sendo o restante aportado pela advogada, estagiária ou dependente. Conforme o setor de Convênios, em 2020, no Previne Rosa foram solicitadas e enviadas 691 requisições de mamografia envolvendo 49 subseções.

 

Saúde Mental***
A CAA/RS também se preocupa com o bem-estar das colegas advogadas e, ao encontro disso, oferece uma gama de artigos voltados à mulher no Portal Previne Saúde Mental. São textos que falam sobre a saúde mental da mulher, ansiedade, entre outros temas.
Aqui você pode conferir alguns deles:
Ansiedade feminina 
Sobre mulheres e saúde mental 
Mulheres no Direito: a equidade e a saúde

Através do Psicologia Viva, plataforma de consultas on-line, a mulher advogada também pode contar com o atendimento junto a um profissional especializado pronto para auxiliar em situações que estejam prejudicando o bem-estar, tais como estresse, violência e abuso, relacionamentos amorosos e familiares, ansiedade, relacionamentos profissionais e carreira, depressão, entre outros, pois sabe-se que a vida da mulher é corrida e, muitas vezes esse apoio é essencial. Saiba mais sobre o Psicologia Viva: www.caars.org.br/psicologia

Enfim, a Caixa de Assistência gaúcha anda lado a lado com as colegas advogadas na luta pela igualdade, buscando por uma sociedade que proteja a mulher de abuso e violência, acompanhando momentos especiais como nascimento ou adoção de um filho, cuidando da sua saúde física e mental.

 

Texto Carla Wendt / Jornalista DRT 6412



Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS