Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

06.12.18   |   Geral

Coral da CAA/RS comemora 10 anos de fundação em apresentação especial

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Foto: Danielle Settin (Imprensa CAA/RS)

Criado em 2008, o grupo é formado atualmente por 41 integrantes

O Coral da Caixa dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS) comemorou em grande estilo, uma década de história em apresentação especial, a talentosa arte de encantar o público. O evento aconteceu na última terça-feira (4), na OAB Cubo, em Porto Alegre. O espetáculo foi acompanhado por dirigentes da CAA/RS, representados pela presidente Rosane Ramos, pelo tesoureiro Gustavo Juchem e pela secretária geral adjunta, Melissa Telles Barufi. Representando a presidência da Ordem gaúcha, esteve presente a secretária geral adjunta, Maria Cristina Vidal de Oliveira Carrion; além de dirigentes do Sistema OAB, autoridades, advogados, advogadas e familiares. Para esta comemoração, os integrantes prepararam um repertório surpreendente, que foi do clássico à MPB, divido em três momentos, sob a regência da maestrina, Iovana Scaravelli e a coordenação do grupo.

A voz que vem do coração

Carlos Pio Ferrari, ao lado dos quatro fundadores e representando os demais integrantes do Coral, fez um discurso emocionado compartilhando momentos inesquecíveis e relembrando memórias ao longo de uma década de experiências musicais e culturais. “Noite de bênçãos...aqui estamos os quatro fundadores e a coincidência, um de cada naipe, soprano, tenor, contralto e baixo e estando cada classificação de voz aqui, todos vocês colegas coralistas estão por nós representados. Nosso primeiro dia. Como começou o Coral da CAARS? Podem estar se perguntando alguns. Então pincelo recordando o dia do primeiro encontro. Lembro como se fosse hoje. Era um sábado pela manhã, perto das 10h, friozinho. Um nevoeiro tomava Porto Alegre, tradicional nos dias de junho. Chegávamos ao salão dos espelhos, todos advogados que tinham alguma afinidade com o canto (só isso!!) – não éramos e tampouco somos profissionais do canto ou músicos – simplesmente atendemos um chamado e se encontramos ali, diante do espelho e pela primeira vez. Lá na Rua da Praia 1261 pela janela de fundos do prédio, onde outrora fora o restaurante da OAB (os mais antigos por certo hão de lembrar) se avistava, entre o nevoeiro, já se dissipando, as torres da Catedral Metropolitana, me veio a mente: um sinal benção?

Ansiosos, esperançosos, tensos, rostos totalmente desconhecidos, talvez até conhecêssemos de passagem nos corredores do foro, mas uma coisa era certa todos estavam ali prontos para o desafio que viria! Ideia abençoada, ô se foi. Surgida da mente do Dr. Arnaldo Guimarães e de nossa dileta Iovana Scaravelli, unir música, saúde e advocacia num Coral. E neste mesmo compasso, tivemos a felicidade de encontrar nesta trajetória a Dra. Rosane Ramos, que deu mais luz a continuidade deste sonho, com sua graça, encantamento e envolvimento ajudaram-nos a ver reconhecido nosso espaço até mesmo na entidade macro, a OAB.

E agradecendo a Dra. Rosane estamos estendendo um especial muito obrigado a todos funcionários da Caixa de Assistência que sempre estavam prontos a atender um pedido do Coral, da maestrina e da coordenação do grupo e graças a eles tudo aqui também se concretizou, uma realização conjunta sem dúvidas! Agradecemos também àqueles que nos oportunizaram levar nossos mais diversos rincões do Estado, sempre ficamos orgulhosos de cada convite recebido para mostrar-nos nosso cantar. São tantas alegrias recebidas, tantas graças!E a maior delas é a voz que vem do coração... Foi ter conhecido e estarmos a conviver com nossa inspiradora, nossa desafiadora, nossa Maestrina, muito mais que nossa regente do Coral, uma regente de nossas vidas. “Nos fez acreditar em nós, como indivíduos e como seres inseridos num grupo” concluiu.

 

Em nome do presidente Ricardo Breier, da sua diretoria e conselho seccional estou aqui para homenagear este belo exemplo de coletividade. Definitivamente a voz humana é o melhor instrumento que existe e se a nossa Caixa já cuida nossa saúde, agora está cuidando da nossa alma. Todos nós tivemos um pequeno exemplo do quão maravilhoso é o nosso Coral e eu particularmente confesso que em alguns momentos não pude conter as lágrimas porque ouvir a ‘sinfonia nº 40’, de Mozart, que me acompanhava na adolescência, e ‘Peallo de Sangue’ que foi a música que me acompanhou quando vim morar em Porto Alegre realmente é uma emoção única. Eu gostaria de agradecer todos vocês por tudo o que fazem por nós advogados. Quero homenagear o colega, Arnaldo Guimarães pela brilhante ideia de levar a diante este Coral. E a minha querida Rosane Ramos, que sempre tenho que agradecer muito, de ter mantido esta ideia e ter levando ela adiante. Muito obrigada” frisou Maria Cristina Vidal de Oliveira Carrion.

Tocada pela mesma emoção, a presidente da CAA/RS homenageou o Coral. "Nesses seis anos frente à CAARS, tive a honra e o privilégio de poder acompanhar o Coral da Caixa de Assistência dos Advogados do RS de perto. Logo no início, trouxemos os Coralistas para dentro da CAARS, que é a "casa do Coral", eis que ensaiavam em local externo às nossas dependências, cedido pela Ordem Gaúcha. Buscamos valorizar esses valorosos colegas Advogados e Advogadas que, em abnegada dedicação, são incansáveis, juntamente com nossa Colaboradora e Maestrina, nos ensaios e empenho para representar a instituição junto ao Sistema OAB e outras instituições jurídicas ou não, que os convidam para inúmeras apresentações em seus mais variados eventos. Para a CAARS, investir em ter e manter o seu Coral, também é investir no cuidado para com o advogado e seus dependentes, através da cultura e da arte. Arte essa também como um instrumento de transformação, pois não são poucos os Advogados que se transformaram e se empoderam, pelas vivências e experiências havidas nessa jornada junto ao Coral. Fico feliz e orgulhosa, sempre que vejo suas apresentações e a cada vez que outra Caixa de Assistência cria o seu Coral, pois iniciativas bem sucedidas são para serem replicadas e, ver surgir Corais nas CAAs dos demais estados, demonstra que estamos no caminho certo” destacou. Rosane finalizou o discurso. “Aos coordenadores do Coral, Coralistas e sua Maestrina, fica o meu muito obrigada pelos 10 anos de canto e encanto que cada um e todos vocês proporcionaram à Advocacia Gaúcha e, por que não dizer, à Advocacia Brasileira”, concluiu.

Histórico

Em 2018, o coral dos advogados completou dez anos de atuação fomentando a música e a cultura do Estado. Com diversas apresentações ao longo dos anos, o grupo traz na sua bagagem, um repertório variado entre a música popular brasileira, erudita, cânticos litúrgicos, além de é claro, as tradicionais execuções dos hinos nacional e rio-grandense nos eventos oficiais do Sistema OAB/RS.

Homenagem

A Subseção da OAB/RS de Sapucaia do Sul homenageou os coralistas com a entrega de um mimo que simboliza uma mão aberta que se torna um coração com a seguinte mensagem “Cantar é o dom de colorir o mundo com os sons”. Os dirigentescongratularam o coral pelos 10 anos de atuação.

Flor e Amor

As flores decorativas do evento serão doadas ao Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre. A iniciativa da CAA/RS faz parte do projeto Flor e Amor, criado pelo cerimonialista Sidnei Staudt, responsável pela organização dos eventos da entidade. Trata-se da utilização das flores descartadas que ganham um novo destino, sustentável e solidário: ser entregues para outras pessoas.

Presenças

CAA/RS: Presidente Rosane Ramos; Tesoureiro Gustavo Juchem; Secretária Geral Adjunta, Melissa Telles Barufi; Secretária Geral Adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; Diretora da ESA, Rosângela Herzer dos Santos; Presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral; Presidente da COOABCred, Jorge Fernando Estevão Maciel; Presidente da CAA/RS, Gestão  2007-2009 e 2010-2012, Arnaldo Guimarães; Vice-presidente do Conselho Deliberativo da OAB-Prev, Otto Barreto Júnior; Coordenadora da CAA/RS na Unidade Trend e conselheira Seccional da OAB/RS, Regina Guimarães; Procurador Federal, Marcelo Horta Sanábio; representando o prefeito de Guaíba, José Sperotto; representantes de conselhos e ordens profissionais: Ordem dos Músicos do Brasil, Renato Quassolo de Assis; de Nutrição, Rejane Fontoura; dos representantes comerciais, Silvio Franscisco Plentz; Presidentes e representantes de federações. Associações, sindicatos, entidades de classe e escolas de carreira jurídica: IBDFAM, Delma Silveira Ibias; Sindicato dos Advogados do RS, Sophie Bilheri Schell; do Themis e do Imama, Marina Toledo; da Procuradoria de Assistência e Regularização Fundiária, Simone Somensi; da Loja Maçônica Atlântida, venerável mestre Nei Adão Carvalho; da Loja Maçônica Bento Gonçalves, venerável mestre, Ernani Propp Júnior; da Loja DJED do Brasil, venerável mestre Marta Fabrini Ungaretti de Campos; membros do conselho federal e estadual da OAB; Presidentes de Subseções da OAB/RS; Delegados da CAA/RS; Membros de Comissões da OAB/RS; Amigos e familiares e demais autoridades.

Veja o álbum de fotos no link https://www.flickr.com/photos/143893748@N06/albums/72157674229556467

Texto: Priscila Rodrigues (MTB 16153)

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2018 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize