Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

24.09.18   |   Geral

Fisioterapia CAA/RS: Técnicas diversas auxiliam no tratamento de dores musculares

Priscila Rodrigues (Imprensa CAA/RS)

acupuntura 350x220.jpg

Sessão de acupuntura no Centro de Saúde CAA/RS em Porto Alegre

Tratamentos estão à disposição da advocacia. Confira e faça o agendamento

Com o objetivo de reduzir o alto índice de transtornos causados por dores musculares, a fisioterapia é o caminho procurado para a reabilitação do corpo, com procedimentos focados no alívio de contusões, lesões musculares e articulares. Além de atuar no tratamento, prevenção e diminuição de traumas nos músculos, as técnicas utilizadas podem apresentar resultados imediatos, de curto a longo prazo, em geral com avaliação positiva e melhoria na saúde do indivíduo.

O dry needling ou agulhamento seco é uma técnica complementar da fisioterapia manual destinada ao alívio de dores musculares. Indicada também para recuperação de movimentos, dores articulares, cervicalgia, cefaleias, o procedimento deve ser feito direto na contratura muscular.

Não possui medicação e tem duração de 30 a 60 segundos para cada agulhada. A sessão leva em torno de 15 a 20 minutos. Apesar de ser indolor, a técnica é contra indicada para gestantes, pacientes com problemas respiratórios e problemas de pele, além de pessoas com fobia a agulhas.

“O músculo tem a capacidade de ter a elasticidade e a contratividade para fazer o movimento. O agulhamento vai ao ponto específico do músculo, ou seja, no ponto gatilho para dar o estímulo e assim diminuir a dor e desconforto — explica Chaiane Radtk Prates, fisioterapeuta da CAA/RS, responsável pela aplicação do novo procedimento. A profissional reitera a complementação aos exercícios articulares.” Hoje em dia o método ainda é pouco conhecido, mas vem sendo bem recebido pelos pacientes” frisou Chaiane.

Embora a utilização das agulhas da acupuntura seja igual ao dry-needling, as técnicas são diferentes. De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), existem diferenças: o Agulhamento Seco, por exemplo, é baseado na neurofisiologia, neuroanatomia e estudo científico moderno do sistema nervoso e musculoesquelético. Já a acupuntura apresenta nas antigas teorias, princípios, e práticas da Medicina Tradicional Chinesa – MTC. Profissional da área com experiência em tratamentos em acupuntura, o fisioterapeuta da CAA/RS, Fabre Aurélio Cramer, ressalta que a procura pelos tratamentos entre os advogados são por dores crônicas ou por relaxamento ocasionados pelas tensões do dia-a-dia. “A MTC consegue a regulação interna através dos meridianos do corpo, ou seja, regula as energias internas e melhora a qualidade de vida dos pacientes. Já a eletretroacupuntura é indicada para dor com estimulação das agulhas em determinadas dores individuais, acrescida a auriculo e ventosaterapia, que são técnicas complementares”, destacou Fabre.

 

Contato para agendamento em Porto Alegre

Centro de Saúde Sede CAA/RS - OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1110 - 4º andar, Centro), Porto Alegre. Telefone (51) 3287-7458.

 

Consulte as técnicas oferecidas em fisio e massoterapia nas Subseções do interior

OAB Pelotas

Rua Osvaldo aranha, 71 São Gonçalo. Telefone (53) 3272-2638

OAB Rio Grande

Av. Silva Paes, 266 - Sala 302. Telefone (53) 3231-2744

OAB Santo Ângelo

Av. Brasil, 1428. Telefone (55) 3312-6399

OAB Caxias do Sul - Regional da Serra

Rua Luiz Antunes, 205. Telefone (54) 3223 6135 ou (54) 3021 6713.

 OAB Bagé - Regional da Fronteira

Rua Caetano Gonçalves, 1011. Telefone (53)3242-9200

 

 Texto: Priscila Rodrigues - MTB 16153

 

Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS

SERVIÇOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Istagram
Facebook
Twitter
Flickr
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Washington Luiz, 1110, 5º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS | (51) 3287.7498 | presidencia@caars.org.br

Envie uma mensagem    |    Mapa de localização

© Copyright 2018 Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul    |    Desenvolvido por Desize