Diretoria da CAA/RS acompanha eleição do novo presidente do CFOAB


01.02.19   |   Geral

Felipe Santa Cruz conduzirá a instituição nacional até 2022

Nesta quinta-feira (31), representantes da diretoria da Caixa dos Advogados RS (CAA/RS) acompanharam a escolha do novo presidente do Conselho Federal da OAB, em Brasília (DF). O conselheiro federal e ex-presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, foi o eleito, e conduzirá a OAB Nacional no triênio 2019-2022. A chapa "OAB Forte e Unida", encabeçada por Santa Cruz, elegeu ainda o ex-presidente da OAB/BA Luiz Viana para o cargo de vice-presidente da OAB, o ex-diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA) José Alberto Simonetti para o cargo de secretário-geral, o conselheiro federal pelo Mato Grosso do Sul, Ary Raghiant Neto, para o cargo de secretário-geral adjunto e o ex-presidente da OAB/PR José Augusto Araújo de Noronha como diretor tesoureiro.

O presidente da CAA/RS, Pedro Zanette Alfonsin, acompanhou os trabalhos do colégio eleitoral, ao lado de sua vice, Mariana Melara Reis, e das secretárias geral e adjunta, Neusa Bastos e Claridê Chitolina Taffarel. "É um advogado de envergadura moral e ética, a altura da nossa instituição", declarou Alfonsin. Opinião compartilhada pelo atual presidente do CFOAB, Claudio Lamachia: "Felipe Santa Cruz será sem dúvida um grande presidente da OAB, porque conheço a sua trajetória e a sua história”. O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, também compareceu à eleição de Santa Cruz, e afirmou que "a seccional do Rio Grande do Sul estará sempre de portas abertas e disposta a seguir contribuindo para novas conquistas para a advocacia". 

A conselheira federal pelo Rio Grande do Sul e Medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi da Rocha, presidiu os trabalhos do Colégio Eleitoral. “Este momento tem um significado muito especial para todos nós, para a advocacia nacional, pois há pouco, em novembro, comemoramos 88 anos de criação da nossa OAB, que está na gênese do estado constitucional vigente hoje, com a denominada Constituição Cidadã. Nossa entidade esteve presente na vanguarda das lutas cívicas que propiciaram a redemocratização do país, a anistia - processo pelo qual tive a honra de participar - o fim da censura, o restabelecimento de eleições diretas em todos os níveis, a liberdade de plena organização partidária e, por fim, a Assembleia Nacional Constituinte. E a emoção, tão grata à minha alma, pela coincidência que neste pleito se encerra o mandato de um colega que me é muito caro, o presidente Claudio Lamachia, com o qual partilhei desde a seccional do Rio Grande do Sul trabalho, sonhos e esperanças de que um mundo justo é possível. Sua presidência foi caracterizada pela firmeza, equilíbrio, coerência, coragem nos enfrentamentos quando a cidadania clamava sua atuação”, disse ela.

Santa Cruz garante trabalho e coragem 

Em sua fala, o presidente eleito do CFOAB disse que irá seguir o trabalho feito até agora pelo colega Lamachia, e prometeu coragem para enfrentamentos que venham a surgir. "A sociedade precisa de uma Ordem que tenha a força de dizer que aqueles que não têm voz, terão a voz do Conselho Federal da OAB. Aqueles que estão frágeis, terão a voz das mais de oito décadas dessa instituição para lhes defender. Aqueles que acham que o processo civilizatório terá interrupção, terão a voz da Ordem dos Advogados, ainda que seja a custo alto, a custo de enfrentamos, porque coragem não nos falta”, concluiu Santa Cruz. O novo presidente da instituição nacional tem 46 anos, e é ex-presidente da OAB/RJ, onde ficou por dois mandatos seguidos. Também foi presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Rio de Janeiro. Formou-se pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e tem mestrado em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Presenças

Integraram ainda a comitiva gaúcha em Brasília: os conselheiros federais Cléa Anna Maria Carpi da Rocha, Rafael Braude Canterji, Renato da Costa Figueira, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, Beatriz Peruffo e Greice Fonseca Stocker; a secretária-geral da OAB/RS, Regina Adylles Endler Guimarães; a conselheira estadual Sulamita Terezinha Santos Cabral; as presidentes da OAB Canela Gramado, Anne Grahl Müller; de Sapucaia do Sul, Keilly Amorim; de Igrejinha, Carine Santos Martini; e de Taquari, Maricel Pereira de Lima; e os ex-presidente da CAA/RS e da OAB Caxias do Sul, Arnaldo Guimarães e Graziela Vanin. 



Fonte: Comunicação Social CAA/RS com informações CFOAB