Nova diretoria da CAA/RS é empossada para a gestão 2019-2021


18.01.19   |   Geral

Solenidade aconteceu nesta quarta-feira (16), no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre

Em cerimônia prestigiada por diversas autoridades e importantes nomes no cenário jurídico nacional, a nova diretoria da Caixa dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS) foi empossada na noite da última quarta-feira (16). Pedro Zanette Alfonsin, Mariana Melara Reis, Neusa Maria Rolim Bastos, Claridê Chitolina Taffarel e Gustavo Juchem assumiram, respectivamente, os cargos de presidente, vice, secretária-geral, secretária-geral adjunta e tesoureiro, para a gestão 2019-2021 da entidade. Na mesma cerimônia, Ricardo Breier foi reconduzido ao posto de presidente na OAB/RS, ao lado de seu vice, Jorge Luiz Dias Fara; da secretária-geral Regina Adylles Endler Guimarães; da secretária-geral adjunta Fabiana Azevedo da Cunha Barth; e do tesoureiro André Luis Sonntag. O presidente nacional da OAB e ex-presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, integrou a mesa oficial e abriu oficialmente a solenidade.

Após a diplomação das diretorias da OAB/RS e CAA/RS, dos conselheiros federais e seccionais, o músico João de Almeida Neto fez uma apresentação especial, interpretando a Ave Maria Pampeana. Em seguida, foi a vez do presidente da CAA/RS falar aos presentes. Alfonsin desejou muito sucesso aos colegas recém empossados, elogiou a gestão que o antecedeu na CAA/RS - presidida por Rosane Marques Ramos, quando atuou como vice-presidente - e o trabalho que vem sendo realizado pelo atual grupo que comanda a OAB/RS. “É um trabalho de muita dedicação e entrega. A votação do presidente Breier, com mais de 70% dos votos válidos, significa a aprovação da advocacia gaúcha”, afirmou, fazendo ainda especial referência ao trabalho de Lamachia, destacando o legado que fica pelo seu trabalho. A plateia levantou-se, com aplausos intensos e gritos de “Lamachia, Lamachia!”. O presidente garantiu que a Caixa seguirá trabalhando para dar suporte aos advogados e às advogadas de todo o Estado, citando que sua vice-presidente, Mariana Melara Reis, ficará responsável pela interiorização das atividades. “Vamos manter e ampliar nossos eventos. A advocacia gaúcha pode contar com a nossa dedicação”, complementou.

CLIQUE AQUI e assista na íntegra o discurso do presidente Alfonsin

CLIQUE AQUI e veja o álbum de fotos completo do evento

Breier: prestação de contas e novos projetos à vista

O presidente da OAB/RS aproveitou sua fala também para reconhecer o trabalho de Lamachia à frente do CFOAB, fez um relato de algumas das importantes conquistas de sua primeira gestão e apresentou um esboço do que pretende fazer nos próximos três anos. Breier destacou as mudanças, envolvendo o processo eletrônico, que está se tornando realidade para a advocacia gaúcha; a Lei Estadual 15.016/2017, que passou a reconhecer a natureza alimentar dos honorários; e falou sobre investimentos realizados nos últimos três anos, incluindo novas sedes em: Carazinho, Três de Maio, Guaíba, Erechim, Encruzilhada do Sul, São Gabriel, Pelotas, Palmeira das Missões e Santiago, e novas instalações e reinaugurações nas sedes de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Panambi, Bento Gonçalves, Marau, Santo Ângelo, Tramandaí, Itaqui, São Jerônimo e Rio Grande. Para os próximos três anos, o dirigente prometeu estar ao lado das advogadas e dos advogados gaúchos, e anunciou um projeto que pretende dedicar atenção especial. “Vamos seguir trabalhando forte para divulgar o projeto Meu Primeiro Escritório. A jovem advocacia precisa e merece ser prestigiada, acolhida, abraçada pela Ordem”, sublinhou.

Lamachia: reconhecimento e gratidão por trabalho dos últimos 12 anos

Já o presidente nacional da OAB aproveitou seu último pronunciamento oficial no cargo, em "casa", para agradecer e reconhecer o empenho de seus companheiros de caminhada. Da mesma forma, destacou o trabalho dos colaboradores do Sistema OAB/RS, e a compreensão de sua família. “Não há honra maior para um advogado do que presidir a OAB. Nossa missão é a de defender a democracia, a Constituição, os Direitos Humanos e a correta aplicação das leis”, reforçou, completando: “Gratidão é uma dívida que não prescreve. Sou eternamente grato por tudo que fizeram por mim nesses 12 anos de caminhada da Ordem”, finalizou.

PRESENÇAS

Entre as autoridades presentes, prestigiaram a posse: o procurador-geral do Estado e representante do governador Eduardo Leite, Eduardo Cunha da Costa; o representante da presidência da Assembleia Legislativa, deputado estadual Tiago Simon; o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado do RS, desembargador Tulio de Oliveira Martins; o procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen; o defensor-público Geral do Estado,  Cristiano Veira Heerdt; o prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim; o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Reginaldo Pujol; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS, desembargador Jorge Dall´Agnol; a procuradora-geral da União da 4ª Região, Lisiane Ferrazzo Ribeiro; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz; o presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Ricardo Carvalho Fraga; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Cezar Miola; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado do RS, juiz coronel Paulo Roberto Mendes; a procuradora chefe substituta do Ministério Público do Trabalho, Mariana Furlan Teixeira; o superintendente regional da Polícia Federal, delegado Alexandre Isbarriola; a chefe de polícia do RS, delegada Nadine Anflor; o membro honorário vitalício do Conselho Federal da OAB, Roberto Antonio Busato; a presidente do Instituto dos Advogados do RS, Sulamita dos Santos Cabral; o bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Adilson Pedro Busin; representantes de universidades, faculdades e cursos de ensino, clubes esportivos, entidades de classe, entidades jurídicas, sindicatos, associações de classe, conselhos de classe e do governo estadual, desembargadores, vereadores de Porto Alegre, representações diplomáticas, representantes da imprensa, presidentes das Seccionais da OAB do Maranhão, do Paraná, de Rondônia, de Santa Catarina e do Conselho Federal da OAB, além de advogados e advogadas, familiares e amigos dos empossados.



Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS com informações da OAB