Prestação de contas e homenagens marcam Encontro de Delegados CAA/RS


06.12.18   |   Geral

Último encontro da atual gestão aconteceu neste terça-feira (4), na sede da OAB/RS, em Porto Alegre

Para prestar contas e apresentar as principais ações do triênio 2016-2018, a atual diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados RS (CAA/RS) reuniu delegados e presidentes de subseções nesta terça-feira (4), na sede da entidade. Além da presidente Rosane Ramos, da secretária-geral adjunta Melissa Telles Barufi, e do tesoureiro Gustavo Juchem, quatro representantes da diretoria da OAB/RS prestigiaram o encontro: o presidente Ricardo Breier, o secretário-geral Rafael Canterji, a secretária-geral adjunta Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, e o tesoureiro André Luis Sonntag.

Em sua fala de abertura, Breier enfatizou que a instituição deve estar próxima dos advogados, como faz a CAA/RS. “Vamos continuar trabalhando conjuntamente, no espírito assistencialista da Caixa, no sentido de proporcionar o melhor suporte a todos os colegas”, garantiu. O tesoureiro da instituição, por sua vez, aproveitou para convidar os presentes a participarem de treinamento no próximo dia 18. “Será um encontro para presidentes e tesoureiros das subseções, a presença de todos é muito importante”, salientou Sonntag.

Prestação de contas

O diretor tesoureiro da CAA/RS iniciou os trabalhos apresentando os valores de investimentos e subsídios repassados à advocacia em todo o RS. No total, 80 subseções receberam auxílio financeiro da Caixa durante os três anos da atual gestão. “É a anuidade sendo revertida em benefícios para os colegas”, avaliou Gustavo, referindo-se aos 20% do valor pago pelo advogado à Ordem – a título de anuidade – e que é repassado à CAA/RS. No quesito Saúde, a presidente Rosane explicou como a campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada. “Antes, uma colaboradora se deslocava pelo interior. Agora, nós enviamos as vacinas e a campanha é feita pela própria subseção. Desta forma, conseguimos aplicar quase 30 mil doses no interior, totalizando 47550 advogados e familiares em todo o RS, nestes três anos”, comemorou a dirigente.

Outros dados informados aos presentes foram sobre investimentos em ações da OAB/RS e de outras instituições jurídicas; os atendimentos e exames realizados pela equipe móvel de saúde, inclusive durante as três edições do Projeto Verão – que abrange cinco praias do litoral gaúcho, de norte a sul do Estado; o alto envolvimento da classe nas atividades culturais e esportivas promovidas pela entidade – como o Circuito de Corridas, Jogos Estaduais, e shows alusivos ao Dia do Advogado; convênios celebrados; benefícios concedidos; e os serviços prestados pela Unidade Trend – como escritórios compartilhados e salas de reunião à disposição dos colegas.

Mapeamento: primeira fase concluída

A secretária-geral adjunta da CAA/RS aproveitou para apresentar o relatório final do primeiro ciclo do Mapeamento em Saúde – trabalho que coordena deste 2017, e que coletou informações sobre a saúde de mais de 3 mil advogados gaúchos.  “Mostramos que a Caixa está alinhada com um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, relacionado à saúde e bem estar, e apta para fazer parte do Pacto Global das Nações Unidas”, destacou Melissa. Entre os dados citados, a dirigente enfatizou os quatro maiores fatores de risco para a saúde dos advogados: dieta, estresse, sedentarismo e sonolência. “Isto é muito preocupante, pois nossa atividade nos coloca em contato frequente com o estresse”, alertou. Com base nos resultados preliminares, Melissa citou a criação do projeto CAARS Kids (por demanda expressa pelos colegas nos relatórios), e a publicação constante de matérias informativas sobre saúde, no site da entidade. “Obrigada por me ajudarem a semear”, completou sua fala, agradecendo o apoio dos presentes na divulgação do levantamento em suas subseções.

Convênios: divulgação é essencial

Em nome da coordenadora dos Convênios e secretária-geral da CAA/RS, Cláudia Brosina, Melissa também apresentou os resultados do setor aos delegados. Hoje, a entidade tem firmados mais de mil parcerias com empresas de produtos e serviços, que oferecem descontos e vantagens aos profissionais do Direito em todo o RS. “Muitas vezes, no entanto, o advogado nem sabe que tem estes benefícios. Por isso é muito importante que vocês ajudem na divulgação de nossas publicações. Compartilhem, conversem com todos sobre os convênios”, pediu a secretária-geral adjunta. Nesta gestão, foram firmados 521 convênios – como GM, Opus, rede de postos SIM, restaurante Di Paolo, Panvel e Estapar - sendo 275 no interior do RS.

Homenagens e carinho à atual gestão

No final do encontro, dezenas de participantes fizeram questão de se manifestar e deixar registrados agradecimentos à gestão da presidente Rosane Ramos. Conforme os representantes de Ordem presentes, o interior foi visto com maior atenção, tendo recebido suporte e atendimento diferenciado em suas demandas.  “Eu é que preciso agradecer, mais uma vez, aos meus queridos delegados. Se a Caixa não tivesse delegados como vocês, e dirigentes de Ordem como vocês, não iríamos ter chegado a lugar nenhum. A Caixa só chegou às 106 subseções porque vocês permitiram, porque vocês trabalharam. Muito obrigada por terem caminhado comigo”, finalizou Rosane.

Presenças

Além das diretorias da CAA/RS e OAB/RS, prestigiaram o Encontro de Delegados os seguintes presidentes de subseções: Rafael Alves Anunciação (Agudo), Marcelo Godinho Marinho (Bagé), Joel Pereira Nunes (Candelária), Arlei Idiartt Leal (Canguçu), Eugênia Reichert (Canoas), Tailor José Agostin (Carazinho), Graziela Cardoso Vanin (Caxias do Sul), Nei Antônio Di Domênico (Encantado), Gentil Bartolomeu Cruz Krahl (Estrela), Tisa Oliveira Ferreira (Giruá), Mariana Melara Reis (Gramado/Canela), Carine Santos Martini (Igrejinha), Vanilde Maria Tibolla Nadir (Marau), Maria Regina Wingert Abel (Novo Hamburgo), Paula Grill Silva Pereira (Pelotas), Patrick Faria Pereira (Piratini), Everton Pereira de Mattos (Rio Grande), Cesar Augusto Prevedello (Rosário do Sul), Ezequiel Vetoretti (Santa Cruz do Sul), Endrigo Durgante Biscaino Nunes (São Jerônimo), Rita Maria Geremia Pavoni (São Leopoldo), Neiva Terezinha Genro Ojopi (São Luiz Gonzaga), Evaldo Kievel (São Sebastião do Caí), Odimar Eduardo Laskievicz (Tapejara), Paulo Ricardo de Souza Duarte (Tapes), Maria Dalva de Oliveira (Taquara), Maricel Pereira de Lima (Taquari), Amanda do Nascimento da Silveira (Tramandaí), Teodoro Stédio Ribeiro (Vacaria) e Marcos Joaquim Thiel (Venâncio Aires).

Os delegados da CAA/RS presentes foram Ditmar Adalberto Strahl (Agudo), Nelvandes Carlos de Jesus Alves (Bagé), Silvio Cardoso da Silva (Bento Gonçalves), Catia Luana Carniel Camargo (Bom Jesus), Roberta Inocente Magalhães (Camaquã), Miguel Leal Lessa (Canguçu), Gervásio Vendruscolo Damian (Canoas), Douglas Eduardo Muller (Carazinho), Nestor Inâcio Scher (Cerro Largo), Paulo Roberto Carbone (Cruz Alta), William Prass (Esteio), Rafael Godinho (Estrela), Tiago Baseggio Troes (Farroupilha), Márcio Lopes Rodrigues (Gravataí), Rafael Francisco Pastre (Marau), Juliana Cristina Martins da Silva (Novo Hamburgo), Morgana Bordignon (Passo Fundo), Rogério Oliveira da Rosa (Pelotas), Fernando da Silva Goulart (Piratini), Carlos Roberto Ravanello (Salto do Jacuí), Cintia Maria da Silva (Santa Cruz do Sul), Juliane Muller Korb (Santa Maria), Raquel Pizzoloto de Conti Margutti (Santo Ângelo), Wilmar Bohn (São Leopoldo),  João Marcos Duarte Guará (São Sebastião do Caí), Renato Amaral (Sapiranga, que também é delegado de Esportes da CAA/RS), Susan Mary Argenti Rocha (Sapucaia do Sul), Olivério Peres Pereira (Taquara), Virgínia Pereira Bizarro e Silva (Taquari), Jorge Alberto Lima de Souza (Tramandaí), Flávio Domingos Chiesa (Três Passos), Rodrigo Boldo (Vacaria), Celso Luiz Schneider (Venâncio Aires) e João Brasil Gonçalves de Souza (Viamão).

Também participaram do encontro os delegados de esportes da CAA/RS Michele da Silva Gautério (que também é vice-presidente da OAB Subseção Rio Grande), e João Eclair Padilha, de São Leopoldo.

Texto: Danielle Settin (MTB 9300) 



Fonte: Assessoria de Imprensa CAA/RS